top of page

POST EM DESTAQUE

Projeto de Coleta Seletiva Ecofrade

O Projeto Ecofrade é a iniciativa focada na implementação da coleta seletiva na Ilha do Frade, um dos pontos turísticos mais visitados e com maior biodiversidade do Espírito Santo.



Além da instalação e manutenção dos coletores e PEVs (postos de entrega voluntária), o objetivo é difundir a importância socioambiental da coleta seletiva para todos os frequentadores da região, incentivando uma mudança de mentalidade e a transformação da Ilha do Frade em um exemplo de sustentabilidade para a Grande Vitória.



O Clube de Observadores da Natureza e a capacitação realizada com moradores, prestadores de serviço, fotógrafos, trabalhadores e outros frequentadores da Ilha do Frade cumprem este papel. Enquanto o primeiro promove uma série de ações de educação ambiental com crianças e adolescentes residentes da ilha, os encontros de capacitação buscam informar, incentivar e tirar todas as dúvidas sobre a realização da coleta.



Neste contexto, surge a “Cartilha Educativa de Gerenciamento de Resíduos Ecofrade”, que reúne tudo o que você precisa saber sobre a coleta seletiva. Dúvidas sobre a diferença entre resíduo seco e úmido? Ou o que fazer com óleo de cozinha usado, pilhas, eletroeletrônicos, medicamentos vencidos e objetos do tipo? Não é problema, a cartilha responde todas essas perguntas para você.



Faça o download da cartilha completa:

Cartilha Ecofrade
.pdf
Download PDF • 7.23MB

O Projeto Ecofrade é uma realização do Instituto Últimos Refúgios em parceria com a Vale e a SAMIFRA (Associação dos Moradores Proprietários e Amigos da Ilha do Frade), com apoio da Prefeitura de Vitória e da AMARIV (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória).



O Instituto Últimos Refúgios é a principal ponte entre as associações envolvidas, os moradores e usuários da ilha, atuando, principalmente, na comunicação e produção das atividades.


A SAMIFRA apoia as atividades de mobilização, comunicação, divulgação e produção, enquanto a AMARIV é responsável pela coleta, transporte e reciclagem dos materiais recolhidos, além de participar ativamente dos encontros de capacitação.



MATÉRIAS ECOFRADE






bottom of page