top of page

POST EM DESTAQUE

“Em Movimento” acompanha Instituto Últimos Refúgios em expedição ao Parque Estadual de Forno Grande

O programa “Em Movimento”, da TV Gazeta, acompanhou de perto a 5ª expedição do Instituto Últimos Refúgios ao Parque Estadual de Forno Grande. A viagem ao município de Castelo, região serrana do Espírito Santo, apresenta um verdadeiro paraíso natural, onde é possível mergulhar em águas douradas, caminhar pela floresta e sentir a natureza vibrar com suas cores e formas.

Foto: Leonardo Merçon


A região será retratada no terceiro volume da Série Áreas Protegidas: “Últimos Refúgios: do Parque de Pedra Azul ao Parque de Forno Grande”, livro com lançamento previsto para maio de 2021.


No programa, você confere as trilhas, cachoeiras e atrativos naturais do parque, além do trabalho que o Instituto Últimos Refúgios vem desenvolvendo na região.


Confira o episódio na íntegra no GLOBO PLAY (clique e confira).

Apresentadora Luanna Esteves.


REGISTRO FOTOGRÁFICO

O Instituto Últimos Refúgios precisou inovar para contemplar a grande variedade de animais silvestres no corredor ecológico entre os parques de Pedra Azul e Forno Grande. Além das espécies fotografadas durante as trilhas, o trabalho foi potencializado por armadilhas fotográficas, equipamentos que permitem o registro de animais em seu habitat natural.

O fotógrafo Leonardo Merçon. Foto: Filipe Ventura


A armadilha registrou aves como jacupembas e saracuras, gatos-do-mato, quatis e mãos-peladas, com grande destaque à aparição da icônica onça-parda. (confira no vídeo).


FORNO GRANDE

O pico foi batizado pelos imigrantes italianos (colonizadores da região serrana capixaba), que associaram a estrutura rochosa a um grande forno de assar pães e a neblina, no topo do pico, à fumaça produzida pelo equipamento.

Pico de Forno Grande. Foto: João Zanardo


Com 2.039 metros de altura, o Pico de Forno Grande é o 2º maior do Espírito Santo, atrás apenas do Pico da Bandeira, situado na divisa com Minas Gerais.

 

O livro "Últimos Refúgios: do Parque da Pedra Azul ao Parque do Forno Grande" é um projeto da Lei de Incentivo à Cultura realizado pelo Instituto Últimos Refúgios, Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo, com patrocínio do Grupo Águia Branca, Medsênior e Diaço e apoio do IEMA e da Reserva Águia Branca.

bottom of page