top of page

POST EM DESTAQUE

Cleanup Day 2021: Ilha do Frade celebra data com ação de limpeza e atividades culturais

Voluntários do mundo inteiro se mobilizaram para participar do “Cleanup Day 2021”, no último 18 de setembro. As ações aconteceram simultaneamente em diversos locais de Vitória/ES e buscaram conscientizar a população sobre a importância da conservação ambiental e do descarte correto dos resíduos sólidos.



A Ilha do Frade não poderia ficar de fora. Moradores da Ilha celebraram a 4ª edição do evento na companhia de membros de projetos ambientais e de representantes da Prefeitura de Vitória (PMV), da Polícia Ambiental e de outras organizações parceiras, como o Instituto Últimos Refúgios.



A ONG representou o Projeto de Coleta Seletiva Ecofrade, realizado em parceria com a SAMIFRA (Associação de Moradores e Amigos da Ilha do Frade) e a Vale, com apoio da PMV e da AMARIV (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória). A tenda temática contou com exposição de fotografias da Ilha - com registros de pássaros, paisagens e áreas naturais - mostra dos packs de resíduos da coleta seletiva e atividades de educação ambiental. Os coletores da AMARIV também marcaram presença para tirar dúvidas sobre o reaproveitamento de resíduos.



O Projeto Ecofrade ainda recebeu os jovens empreendedores da Folha Composta, empresa de compostagem que oferece uma alternativa prática e sustentável para o lixo orgânico produzido nas residências. Além de divulgarem a importância socioambiental da compostagem, os idealizadores João Pedro Jobim e Letícia Fonseca distribuíram sementes de algodão e pequenas mudas de plantas para que os participantes pudessem levar um pouco da natureza para casa.




PROGRAMAÇÃO

A programação contou com atividades ao ar livre, tendas temáticas e muitas ações culturais. No começo do dia, o aquecimento ficou por conta do educador físico Leo Pereira com aula de funcional para os participantes.




PLANTIO DE MUDAS, LIMPEZA DAS PRAIAS E CANOAGEM

Após as boas-vindas oficiais da SAMIFRA, com as falas do presidente Bruno de Pinho e da Diretora de Meio Ambiente Talita Guimarães, os voluntários seguiram para a Praia da Barreira para um plantio simbólico de mudas nativas. Além de contribuírem com o ecossistema, crianças, jovens e suas famílias tiveram a oportunidade de colocar a mão na massa pelo meio ambiente.


A ação foi uma iniciativa do Projeto Restinga, que atua na reconstituição da vegetação de restinga das praias da Ilha do Frade.



As mudas chegaram pelo mar com o clube de canoagem Maui Va', unindo crianças, jovens e suas famílias para colocarem a mão na massa pelo meio ambiente. Após o plantio, o clube ainda convidou os voluntários para se aventurarem em um passeio pelo litoral da Ilha do Frade.




APRESENTAÇÃO MUSICAL E CLUBE DE OBSERVADORES DA NATUREZA

De volta à concentração do evento, no bosque da Ilha, a Polícia Ambiental fez a alegria da criançada com músicas sobre o desperdício de água e a importância da reciclagem. No final da apresentação, a dupla ainda anunciou a entrada da Baleia Jujuba, que chegou para animar ainda mais a festa. A "Jujubinha" é a mascote oficial do Projeto Amigos da Jubarte, uma co-realização entre o Instituto Últimos Refúgios e o Instituto O Canal.



A Baleia Jujuba integrou as atividades do “Clube de Observadores da Natureza” em seu primeiro encontro presencial. A educadora ambiental Danielle Malfacini teve a oportunidade de conhecer os pequenos e acompanhá-los durante as atividades do evento, como práticas de fotografia, jogos ambientais do Programa Praia Limpa, conversa sobre descarte de resíduos com os catadores da AMARIV e passeios pelo bosque.



MOSAICO DE LIXO

O evento culminou na construção do tradicional mosaico de lixo, confeccionado com resíduos coletados durante a ação de limpeza e com o material acumulado nos coletores de Coleta Seletiva do Projeto Ecofrade. O animal da vez foi uma tartaruga, símbolo da "Área de Preservação Ambiental Baía da Tartarugas", da qual a Ilha do Frade faz parte.



RECICLAGEM

Depois do registro oficial, os resíduos seguiram para a sede da AMARIV, onde serão transformados em fonte de renda para os catadores e suas famílias.



A SAMIFRA e o Instituto Últimos Refúgios agradecem a participação de todos no Dia Mundial da Limpeza 2021. O evento é um marco global em prol da conservação e conscientização sobre o nosso planeta. Que venham os próximos!



bottom of page