POST EM DESTAQUE

  • Ana Clara Mardegan

Projeto Ecofrade celebrará Clean Up Day com programação especial na Ilha do Frade

O próximo sábado (18) celebrará um dos eventos ambientais mais aguardados do ano: o World Clean Up Day. O ‘Dia Mundial da Limpeza’, como é conhecido aqui no Brasil, é o movimento que mobiliza pessoas e comunidades do mundo inteiro a se unirem em prol da limpeza das praias. A ação incentiva debates sobre diversas questões ambientais, como a poluição dos oceanos e o desperdício de recursos naturais.


Voluntários coletam resíduos no Clean Up Day 2018. Foto: Leonardo Merçon


Este ano, a SAMIFRA (Associação dos Moradores Proprietários e Amigos da Ilha do Frade) convida todos os moradores da Ilha para prestigiarem mais uma edição do evento. O encontro será focado nos residentes do bairro e integrará os projetos ambientais que vêm sendo desenvolvidos na região.


O Projeto Ecofrade, iniciativa do Instituto Últimos Refúgios responsável pela Coleta Seletiva na Ilha, marcará presença com tendas temáticas e muita diversão. A programação conta com mutirões para limpeza das praias, prática de funcional e oficinas de fotografia e observação da natureza com crianças. As atividades começam às 8h, no Bosque da Ilha do Frade, e se estendem até às 13h da tarde.


O evento seguirá os protocolos contra a Covid-19, com distanciamento social, uso obrigatório de máscara para todos os participantes e totens de álcool em gel para higienização das mãos.


Limpeza de praia. Foto: Leonardo Merçon


Confira a programação do Projeto Ecofrade:

  • 8h: Funcional

  • 9h: Boas vindas da Samifra e apresentação da programação;

  • 9h30: Plantio de mudas do Projeto Restinga na Praia da Barreira;

  • 10h: Limpeza das praias e alamedas;

  • 11h: Oficina de fotografia, jogos e atividades com as crianças do Clube de Observadores da Natureza;

  • 12h30: Construção do “Gigante de Lixo” com os resíduos coletados pelos voluntários.

  • 13h: Encerramento


HISTÓRIA

Desde o ano de 2018, quando realizou seu primeiro Dia Mundial da Limpeza na Ilha do Frade, a SAMIFRA vem reunindo esforços para engajar cada vez mais pessoas a apoiarem a causa. A proposta é incentivar os moradores da ilha a se apropriarem do espaço onde vivem, conhecer as praias, praças e prestigiar as belezas naturais da região.


Nas edições anteriores, o Instituto Últimos Refúgios e parceiros também organizaram a confecção dos “gigantes de lixo”, grandes mosaicos em formato de animais produzidos com os resíduos coletados durante a ação de limpeza.


O destaque vai para a “Tartaruga de Lixo” construída pelos voluntários da ação realizada na Ilha do Frade, em 2018. A obra registrada pelo fotógrafo de natureza Leonardo Merçon e idealizada pelo artista Nico GDT foi uma homenagem à "Baía das Tartarugas”, Área de Proteção Ambiental que integra a Ilha.


“Tartaruga de lixo”. Foto: Leonardo Merçon


A iniciativa é uma forma simbólica de alertar sobre os impactos do lixo para o ecossistema marinho. Afinal, muito mais que a limpeza do litoral, as atividades promovidas no Clean Up Day são símbolo de conscientização e carinho pelo meio ambiente.

 

O Projeto Ecofrade é uma realização do Instituto Últimos Refúgios em parceria com a Vale e a SAMIFRA (Associação dos Moradores Proprietários e Amigos da Ilha do Frade, com apoio da Prefeitura de Vitória e da AMARIV (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória.

48 visualizações