POST EM DESTAQUE

  • Ana Clara Mardegan

Instituto Últimos Refúgios refaz planos para novo livro após lançamento adiado pela pandemia

O terceiro volume da Série Áreas Protegidas - “Últimos Refúgios: Do Parque de Pedra Azul ao Parque de Forno Grande” - teve sua publicação adiada pela pandemia do novo coronavírus. O lançamento estava previsto para o segundo semestre de 2020 em um evento com muitas atrações culturais, convidados especiais e organizações ambientais do Espírito Santo.


A equipe do Instituto Últimos Refúgios vem trabalhando no projeto desde março de 2019, realizando expedições aos municípios de Castelo, Vargem Alta e Domingos Martins para registro da vasta biodiversidade presente no corredor ecológico entre os parques de Pedra Azul e Forno Grande.


As medidas protetivas contra a covid-19 impactaram atividades importantes no desenvolvimento do projeto. Confira algumas delas:


CRONOGRAMAS

Os contratempos começaram ainda em março, quando a equipe realizava a segunda expedição ao Parque Estadual de Forno Grande. O aumento exponencial do número de casos, fechamento de rodovias e início das medidas de isolamento social alertaram a equipe, que optou pela redução do tempo em campo de oito dias para cinco dias.

Equipe durante expedição a Forno Grande em março de 2020. Foto: João Pedro Zanardo


Apesar de comprometer o planejamento do projeto, a decisão foi tomada com base na segurança da equipe, dos visitantes e dos funcionários do parque.



ATIVIDADES

No período crítico da pandemia, as atividades resumiram-se a visitas periódicas e isoladas aos parques para manutenção e monitoramento dos equipamentos fotográficos.


Nos meses seguintes, após uma pequena diminuição no número de casos, as visitas foram realizadas com equipe reduzida e respeito aos protocolos de segurança divulgados pelo Ministério da Saúde. Ninguém se infectou no processo.

Fotógrafo Leonardo Merçon em visita ao Parque de Forno Grande. Foto: João Pedro Zanardo



COMUNICAÇÃO

O projeto começava a investir no diálogo com a comunidade local quando as atividades foram suspensas. O objetivo previa o desenvolvimento de estratégias para potencializar o retorno socioeconômico à região.


As contrapartidas sociais e de educação ambiental permanecem suspensas, mas ainda constam nos planos do projeto. O objetivo é traçar alternativas para oferecer atividades de forma remota e segura ao público.



CAPTAÇÃO DE RECURSOS

O instituto ainda busca patrocinadores pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/1991), na qual pessoas físicas e jurídicas têm a oportunidade de destinar parte do imposto de renda ao desenvolvimento de atividades culturais. O método permite escolher o destino das taxas, impostos, contribuições e outras formas de tributo pagos por pessoas físicas e jurídicas.


No cenário atual, grande parte das empresas suspenderam reuniões e apresentações presenciais, comprometendo o diálogo da ONG com a iniciativa privada. O Instituto Últimos Refúgios continua em busca de patrocinadores para captar o restante do recurso previsto na Lei.



NOVOS HORIZONTES

O projeto conta com um novo cronograma, totalmente reestruturado. A experiência da equipe tem sido grande aliada na reformulação de estratégias, gestão de problemas e desenvolvimento de atividades durante a pandemia.


O Instituto Últimos Refúgios continua trabalhando para retratar toda a biodiversidade do corredor ecológico entre Pedra Azul e Forno Grande. O livro já conta com muitas novidades, fotografias e espécies exclusivas, nunca antes registradas no local.

Vista da Pedra Azul. Foto: Leonardo Merçon


A previsão é de que o lançamento aconteça ainda no primeiro semestre de 2021. Nos vemos lá!

O livro "Últimos Refúgios: Do Parque de Pedra Azul ao Parque de Forno Grande" é uma realização do Instituto Últimos Refúgios e Ministério da Cultura, com apoio do IEMA e Reserva Águia Branca e patrocínio do Grupo Águia Branca.

Somos uma organização sem fins lucrativos. Por isso dependemos de doações para manter viva a luta em prol do meio ambiente. Sua colaboração mensal garante a continuidade e a independência do nosso trabalho.

Post_amigos_do_ultimos_refugios01.jpeg

Quer receber novidades? - Assine a newsletter

CALL US:

+55 (27) 3022-1667

Rua Humberto Balbi - 21 - Ed. Renê Descartes - sala 208 -

Jardim Camburi - Vitória, ES - Brazil

2006-2019 © Últimos Refúgios - All rights reserved

  • Facebook - Últimos Refúgios
  • YouTube - Últimos Refúgios
  • Instagram - Últimos Refúgios
  • Twitter - Últimos Refúgios