top of page

POST EM DESTAQUE

  • Anna Flávia Sacchetto - estagiária Últimos

05 de Setembro: Dia da Amazônia!

Hoje é comemorado o dia da Amazônia, dia de refletir o quão importante ela é para nós.


A riqueza do nosso Brasil, Amazônia!


Nós temos em nosso país, a maior floresta tropical do mundo, a floresta Amazônica! Ela possui aproximadamente 6 milhões de quilômetros quadrados, sendo a maior parte de seu território predominante no Brasil. Estende-se ainda pelos países da América do Sul: Suriname, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela, Colômbia, Peru e Equador.


Ela é responsável por mais da metade da biodiversidade do planeta, representando um terço das florestas tropicais no mundo.


Foto: Pôr do sol no Rio Guaropé, em meio à Floresta Amazônica na divisa entre Brasil e Bolívia, proximidades do município de Comodoro, Mato Grosso, 2013 - Thiago Silva-Soares.



Você sabia?!


A Amazônia tem grande importância no equilíbrio ecológico da Terra, atuando diretamente na qualidade de vida e controle da temperatura do planeta. Além disso também serve de habitat para a maioria da biodiversidade do nosso planeta.

As copas das árvores nos fornecem sombra e um ambiente mais fresco, as florestas também atuam na qualidade do ar, deixando o ar mais puro. E não é só isso, você já ouviu dizer que “onde tem vegetação tem chuva?!”, exatamente! As florestas atuam diretamente no ciclo da água.

A bacia hidrográfica da Amazônia possui cerca de 7 milhões de quilômetros quadrados de extensão, sendo considerada a maior bacia hidrográfica do mundo! Tendo os principais rios afluentes: o Amazonas (maior do mundo em extensão), Negro, Trombetas, Japurá, Madeira, Xingu, Tapajós, Purus e Juruá.


A ameaça na nossa floresta tem se intensificado devido ao desmatamento, queimadas e ações antrópicas, colocando em risco mais de 75% da biodiversidade vivente. O desmatamento na Amazônia afeta diretamente a fauna e flora da região, além de causar desequilíbrios e crises ambientais em todo o mundo!

Nesse dia tão importante, vamos nos conscientizar e alertar à todos sobre a importância de preservar nossa Amazônia.


 

O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários e precisa de recursos para financiar as suas atividades. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar clicando na imagem abaixo ou no link: PARTICIPE.


"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"


Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.


null




bottom of page