POST EM DESTAQUE

  • Ana Clara Mardegan

Projeto Vitória da Restinga celebra ‘Dia Mundial da Água’ em evento da Prefeitura de Vila Velha

O Dia Mundial da Água, celebrado na última terça-feira (22), foi tema de destaque na “Semana do Dia A”, promovida pela Prefeitura de Vila Velha. A edição 2022 do evento convidou alunos e professores para participar de ações educativas sobre conservação ambiental, além de incentivar a adoção de hábitos mais sustentáveis em casa, na escola e em toda a comunidade.



A semana foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha (Semed) por meio da Coordenação de Educação Ambiental e, em alusão a data, buscou ressaltar a importância dos cuidados com este importante recurso natural, base da sobrevivência de todos os seres vivos.


O evento contou com palestras, capacitação de professores, oficinas pedagógicas, rodas de conversas, exposição de maquetes, ações de limpeza e atividades lúdicas como jogos, contação de história e apresentação teatral em todas as regiões de Vila Velha.


PROJETO VITÓRIA DA RESTINGA

O Projeto Vitória da Restinga integrou a celebração na tarde da última quinta-feira (24), na praça de Jardim Marilândia. A iniciativa atuou ao lado dos jogos educativos promovidos pela Cesan, da oficina de horta doméstica da Prefeitura de Vila Velha e da bióloga Sílvia Ventura, com sua apresentação sobre a Mata Ciliar.



As biólogas Anna Flávia Sacchetto, Caroline Reis, Laiz Pontes e Marina Mello, representantes do projeto, revelaram algumas das principais áreas de restinga de Vila Velha, como Itaparica, Jacarenema, Interlagos e Setiba, destacando a importância destes lugares para o contexto socioambiental local.


A equipe também relacionou a fauna e flora do ecossistema com o Dia da Água, informando como algumas espécies se adaptam para sobreviver às condições do ambiente.


O conteúdo foi fixado com o ‘jogo da memória gigante’, uma atividade lúdica que desperta a curiosidade dos pequenos sobre os animais e plantas da restinga. A dinâmica conta com espécies como anu-branco, gambá, coruja-buraqueira, pitanga, aroeira, coquinho-guriri e outros.



O Projeto Vitória da Restinga agradece o convite da Prefeitura de Vila Velha para participar da "Semana do Dia A”, em alusão ao Dia Mundial da Água.



Fotos: Laiz Pontes


* O evento seguiu todos os protocolos de saúde, com uso de máscaras e higienização com álcool gel.





13 visualizações