top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorVitor Pinheiro

Projeto Vitória da Restinga arrecada mais de 60kg de tampas plásticas destinadas à castração animal


Arrecadação no encerramento do "Praia Limpa 2023"/ FOTO: João Pedro Zanardo


O Projeto Vitória da Restinga aderiu em 2022 à iniciativa de arrecadação de tampinhas da Ong Pra Mia, que realiza a coleta de tampas plásticas para a castração de cães e gatos em situação de rua. De lá pra cá foram cerca de 63 kg de material arrecadado ao longo de sete meses.


O recolhimento é executado durante ações externas do Projeto Vitória da Restinga, que disponibiliza um ponto para arrecadação, além de atender internamente a todos os colaboradores do Instituto Últimos Refúgios. Os animais beneficiados são resgatados pela própria Ong Pra Mia, que após o tratamento necessário, promove a adoção dos cães e gatos.



FOTOS: João Pedro Zanardo


COMO PARTICIPAR?


Para participar, basta separar as tampinhas plásticas dos seguintes modelos: de bebidas, como refrigerantes, sucos e leite; lacres metálicos, como os encontrados em latas de refrigerante; de produtos de higiene pessoal, como shampoo, cremes e pasta de dente; produtos de limpeza como detergente, sabão líquido e desinfetante, além de outros materiais diversos como tampas de caneta, de embalagens de sorvete, manteiga e etc.


No entanto, é importante lembrar que alguns materiais não são aceitos, como embalagens de batons, válvulas pump (comuns em cremes para o corpo), tampas metálicas (como as encontradas em garrafas de cerveja) e lixo plástico.


O processo de recolhimento das tampinhas é simples: o público leva os materiais até o ponto de coleta, onde voluntários fazem a triagem e separam por tipo e cor. Depois, o material é vendido para a reciclagem e todos os recursos obtidos vão para a castração de animais do projeto Pra Mia e de parceiros.




FOTOS: João Pedro Zanardo


Para a castração de uma cadela de porte médio, são necessárias cerca de 240.636 tampas, o que demonstra a importância da participação de todos na coleta desses materiais. Atualmente existem mais de 200 pontos de coleta espalhados pela Grande Vitória. Você pode conferir abaixo:

Pontos de Coleta - Completo - Atualizado em 04.04.2023
.pdf
Download PDF • 405KB



O Projeto Vitória da Restinga, junto à Ong Pra Mia, acredita que essa iniciativa pode ser replicada em diversas cidades, ajudando não só os animais em situação de rua, mas também contribuindo para a preservação do meio ambiente. Por isso, faça sua parte e ajude a transformar plástico em cuidado animal.





Projeto Vitória da Restinga

O projeto é uma realização do Instituto Últimos Refúgios. Em parceria com a Vale e a Prefeitura de Vitória busca promover o diálogo com a comunidade por meio de ações de sensibilização ambiental, informando sobre a importância da restinga, a biodiversidade local e o trabalho de revitalização na restinga da Orla de Camburi, em Vitória, capital do Espírito Santo.


O objetivo é gerar um efeito positivo para as comunidades locais e ressaltar a importância de conservar a biodiversidade desse ambiente tão impactado pela ação humana.



Comments


bottom of page