top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorVitor Pinheiro

Praia Limpa 2023: Projeto Vitória da Restinga marca presença em encerramento da campanha


Equipe do Projeto Vitória da Restinga e Prefeitura de Vitória ao lado da Coruja Atena/ FOTO: João Pedro Zanardo



No último fim de semana (28 e 29), aconteceu, na praia de Camburi, o encerramento do “Praia Limpa 2023”. A campanha, realizada pela Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), buscou a sensibilização relacionada a limpeza de praias na capital e durou todo o mês de janeiro.


Como parceiro, mais uma vez o Projeto Vitória da Restinga, realizado pelo Instituto Últimos Refúgios e parceria da Vale e da PMV, se fez presente nas ações.


Na manhã de sábado, foram dispostas duas tendas, oferecendo informativos da restinga, além de jogos educativos e pintura corporal para as crianças. Também houve distribuição de brindes, assim como disponibilização de água mineral, frutas e protetor solar para quem passava pelo calçadão. Para interagir com os pequenos, estava presente a mascote Atena (coruja-buraqueira).



Crianças se divertindo com a Coruja Atena/ FOTO: João Pedro Zanardo



Após trabalho de alongamento com a equipe do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), os presentes partiram em mutirão para a limpeza nas areias. Todo o material recolhido foi entregue à prefeitura ao fim da coleta.



Série de alongamentos instruídos pela equipe do SOE/ FOTO: João Pedro Zanardo



SENSIBILIZAÇÃO NO MAR


Junto à Capitania dos Portos, a equipe do Projeto Vitória da Restinga também fez um mapeamento marítimo pela Baía de Vitória. A iniciativa foi apresentada à marinha que marcou presença no trabalho de sensibilização realizado na costa da capital.


Momento em que a embarcação da marinha passou pela praia de Camburi/ FOTO: João Pedro Zanardo



No domingo, o palco do evento foi a Arena Verão, também na praia de Camburi. Além de dar apoio na tradicional limpeza nas areias, o Projeto Vitória da Restinga também foi presente em diversas outras áreas do dia , como na participação da mascote, a coruja Atena, que foi um dos centros das atenções, alvo de muitas fotos e colaboração em esquete do grupo Ratimbum Produções de Artes.



FOTOS: Joarley Rodrigues


Ao fim do evento, no início da tarde, membros de todos os colaboradores do “Praia Limpa” fizeram agradecimentos. Leonardo Merçon, que é fundador do Instituto Últimos Refúgios, falou sobre o relacionamento e recepção da sociedade com ações ambientais.


“É essencial que as pessoas vejam que tem gente que se importa e que se inspirem em fazer coisas positivas para o nosso meio ambiente, estamos precisando!”, concluiu Merçon que também é fotógrafo de natureza.


Em nome da Vale, empresa parceira do Projeto “Vitória da Restinga”, Ana Paula Garcia deixou os agradecimentos a todos os participantes e reforçou a importância da preservação da restinga. “Temos certeza que essa semente que plantamos todos os dias é o que nos ajuda a colher os belos resultados que temos”, concluiu a parceira do projeto.


As considerações finais ficaram para a presidente do Instituto Últimos Refúgios, Iasmin Macedo, que valorizou a função da restinga e o trabalho de proteção do ecossistema, não só no verão mas em todo o ano. Além de agradecer à prefeitura e todos os demais parceiros, ela projetou os próximos anos do projeto.


“Esse tipo de ação é simbólica mas o simbólico que faz a diferença no coração de cada um, de cada criança que participa conosco, então só temos a agradecer a todos que fizeram parte e nos colocar à disposição para as próximas”.



Agradecimentos feitos ao fim do evento/FOTOS: Joarley Rodrigues



Projeto Vitória da Restinga


O projeto é uma realização do Instituto Últimos Refúgios em parceria com a Vale e a Prefeitura de Vitória, e busca promover o diálogo com a comunidade por meio de ações de sensibilização ambiental, informando sobre a importância da restinga, a biodiversidade local e o trabalho de revitalização na restinga da Orla de Camburi, em Vitória, capital do Espírito Santo.


O objetivo é gerar um efeito positivo para as comunidades locais e ressaltar a importância de preservar a biodiversidade deste ambiente tão impactado pela ação humana.


FOTOS: Leonardo Merçon, Joarley Rodrigues e João Pedro Zanardo







bottom of page