O Projeto Marsupiais participa do lançamento do Projeto Coexistir da Prefeitura de Vitória.
- Marcella Rosa
- há 21 minutos
- 2 min de leitura
No dia 22 de maio, o Projeto Marsupiais, do Instituto Últimos Refúgios, participou do lançamento do Projeto Coexistir, iniciativa da Prefeitura de Vitória voltada à educação ambiental e à convivência segura entre humanos e fauna silvestre em áreas urbanas.

Representando o projeto, Ingrid Cole participou do espaço de diálogo realizado no Parque Natural Municipal Vale do Mulembá, apresentando o trabalho desenvolvido pelo Projeto Marsupiais na conservação e divulgação científica sobre os gambás e outros marsupiais da Mata Atlântica capixaba.
Durante sua fala, Ingrid destacou a atuação do projeto no resgate e encaminhamento de animais ao CETAS, além do trabalho de conscientização realizado nas redes sociais e plataformas digitais, desmistificando crenças populares e compartilhando curiosidades, informações e orientações de cuidado com a fauna silvestre.
O convite ao Projeto Marsupiais reforça a relevância do tema, já que os gambás estão entre os animais silvestres mais resgatados na Grande Vitória. A participação também fortalece a importância da educação ambiental como ferramenta de conservação e coexistência.
O Instituto Últimos Refúgios agradece à Prefeitura de Vitória e à Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo convite e pela realização do Projeto Coexistir, iniciativa fundamental para aproximar a população da biodiversidade presente na cidade e promover uma convivência mais consciente e harmoniosa com a fauna silvestre.
Durante o evento, também aconteceram momentos de escuta com os presentes, nos quais grupos foram formados, separados por temas como aves, mamíferos e répteis, para apontar os principais desafios que a fauna encontra na cidade, bem como o apontamento de possíveis soluções. A equipe do Instituto Últimos Refúgios colaborou em 2 dos grupos.
PROJETO MARSUPIAIS
O Projeto Marsupiais, criado em 2017 pelo Instituto Últimos Refúgios, desenvolve atividades de acolhimento, cuidado e reabilitação de marsupiais, além de desenvolvimento de protocolos técnicos, produção de conhecimento científico e ações de sensibilização ambiental. Em apoio ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) por meio de uma parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), já atendeu milhares de animais desde agosto de 2020.
CONHEÇA O PROJETO MARSUPIAIS:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/projetomarsupiais/


























