
PROJETO MARSUPIAIS
Os Marsupiais do Brasil - Importância & Conservação

"Você conhece os marsupiais Brasileiros?"
"Como assim? Tem canguru no Brasil?"
Não. O canguru é apenas uma espécie de marsupial e não vive no Brasil. Mas aqui tem muitas outras espécies.
A característica que os diferenciam de outros mamíferos é sua forma de desenvolvimento. Marsupiais nascem prematuros e terminam o crescimento junto ao corpo da mãe. Alguns marsupiais brasileiros possuem uma bolsa, o marsúpio, para proteção dos filhotes recém-nascidos. Mas em muitas espécies os filhotes ficam presos as mamas.
O canguru é um dos marsupiais mais conhecidos. Você também já deve ter ouvido falar do coala. Ambos são da ordem Diprotodontia. São animais incríveis, mas não ocorrem aqui no Brasil e sim na Oceania (Grande-Austrália). Lá existe uma diversidade enorme de famílias.

Catita (Gracilinanus microtarsus) - Brazilian gracile opossum

Gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita) - Big-eared opossum
Aqui, no Brasil temos mais de 60 espécies diferentes. Todas de uma única família: a Didelphidae (Ordem Didelphimorphia). Entre as espécies brasileiras temos os gambás (Didelphis sp.), as cuícas e as catitas, que juntos formam essa grande e interessante família de marsupiais.
"Que legal! Agora estou curioso."
Então, te convidamos a acompanhar o Projeto Marsupiais para entender e aprender tudo sobre eles!

O Projeto Marsupiais é uma iniciativa do Instituto Últimos Refúgios que atua na conservação dos marsupiais brasileiros. Desde 2017 realizamos trabalhos de Pesquisa Científica e Sensibilização Ambiental, sempre buscando a permanência destes animais na natureza.
Desenvolvemos pesquisas sobre a fauna nativa de marsupiais presente em unidades de conservação e áreas urbanizadas. Além de contribuir com a comunidade científica, estes estudos levam conhecimento para a população utilizando-se de ferramentas e produtos culturais e educativas, instigando a empatia das pessoas pela natureza e até incentivando o surgimento de novos pesquisadores.
Nosso grande objetivo é mostrar a riqueza dessas espécies e sua grande importância para o ecossistema como um todo e para o ser humano em particular. A nossa missão é instigar a empatia das pessoas pelos marsupiais e promover sua conservação.

O QUE FAZEMOS
Para que as pessoas tenham empatia pelos marsupiais trabalhamos com difusão científica, transformando informações técnicas em conteúdo popular. Assim todos podem ter acesso ao conhecimento. Como ferramentas, utilizamos fotografias, vídeos e ilustrações, conseguindo assim representar a natureza e seus comportamentos. Com este material, ajudamos a conscientizar as pessoas e consequentemente promovemos a conservação de espécies de grande importância ecológica.
*Ilustrações criadas pelo Projeto Marsupiais, usadas para a Difusão Científica em mídias sociais.
Além disso, o projeto busca parcerias e financiamentos para o desenvolvimento da pesquisa científica. Procuramos preencher as lacunas de conhecimento, primeiramente no estado do Espírito Santo, para promover a efetiva preservação das espécies. Pela ciência, mapeamos e planejamos nossas estratégias e ações de conservação para cada espécie.
O Projeto Marsupiais vem desenvolvendo e planejando o trabalho de resgate e reabilitação dos marsupiais que necessitem de cuidados. Este trabalho acontece inicialmente nas cidades da Grande Vitória, no Espírito Santo.
Com auxílio de parcerias, pretendemos realizar o resgate e deslocamento do animal até um centro de tratamento, para que este possa ser avaliado por especialistas, indicando assim o estado de saúde do animal e os cuidados necessários.
Para a reabilitação, pretendemos avaliar as metodologias já utilizadas e adaptá-las, caso necessário, para que os marsupiais possam ser soltos na natureza com maiores chances de sobrevivência. Ainda nesse sentido, queremos capacitar voluntários para realizar os cuidados e a reabilitação dos animais, além de criar um banco de pessoas capacitadas e regularizadas para realizar esse tipo de atividade.

Como você Pode Ajudar
Por ser uma organização sem fins lucrativos, o Instituto Últimos Refúgios depende de doações para dar continuidade aos projetos em desenvolvimento. Para o Projeto Marsupiais não é diferente.
Precisamos da ajuda de colaboradores para conseguirmos realizar a Pesquisa Científica, Difusão Científica, Educação Ambiental, Resgate e Cuidados dos Marsupiais.
No momento, todas essas atividades são realizadas por voluntários não-remunerados e todas as despesas são financiadas pelos mesmos.
Para onde vai o recurso arrecadado?
Sua contribuição faz uma grande diferença nas nossas atividades: 100% da doação é revertido para a causa ambiental e a conservação dos marsupiais brasileiros. Sua doação ajudará na pesquisa científica, nos resgates e cuidados de marsupiais debilitados e no trabalho de conscientização e educação ambiental.


Você precisa de ajuda com algum animal?
Recebemos muitos pedidos online de ajuda de pessoas que estão com animais resgatados, sejam filhotes órfãos ou adultos feridos.
Para agilizar no atendimento deixamos disponível este Boletim Técnico. Neste material você terá dicas de como proceder no resgate e nos cuidados com os marsupiais. Qualquer dúvida entre em contato com a gente pelo Instagram ou Facebook.

Filhote de Gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita) - Baby opossum

Filhotes de Gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita) - Babies opossum

Novidades do projeto Marsupiais

Conheça nossa Equipe e Parceiros
Você tem perguntas, dúvidas ou gostaria entrar em contato com os responsáveis do Projeto Marsupiais? Mande uma mensagem utilizando o formulário abaixo.
