top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorVitor Pinheiro

Evento marca retomada de educação ambiental na Reserva Biológica de Sooretama


Parceiros e comunidade presentes na ocasião


No último dia 08/08/2023 o Instituto Últimos Refúgios participou da reinauguração do centro de vivência da Reserva Biológica de Sooretama. O evento marca a retomada das atividades de educação ambiental na unidade, que começou a ser utilizada com o objetivo de tratar sobre a importância da conservação ambiental e da sustentabilidade. O Centro recebeu o nome de Antônio Alves Braga, uma homenagem ao educador ambiental pioneiro na Rebio Sooretama.



Leonardo Merçon Junto ao biólogo e professor Aureo Banhos/ FOTO: Leonardo Merçon


O Instituto Últimos Refúgios mantém parceria e diversas atividades em defesa da reserva desde 2013, assim como a produção do livro de 2015 “Último Refúgios: Reserva Biológica de Sooretama”, segundo volume da trilogia “Áreas Protegidas”.


No evento de inauguração, que contou com a comunidade do entorno, parceiros e colaboradores da reserva, o fundador do Instituto Últimos Refúgios, Leonardo Merçon, foi convidado para realizar uma apresentação sobre educação ambiental e as atividades da instituição na reserva. A apresentação foi ilustrada com as belas imagens captadas pela equipe do Instituto na reserva.



O evento de reinauguração também foi palco do anúncio de novos projetos frutos dessa parceria, são eles o documentário “Sooretama: a vida pede passagem” sobre a reserva e as questões ambientais presentes nela, além da obra literária “Complexo Sooretama”, baseada na versão de 2015, que contará com maior aparato tecnológico para novas imagens, além de histórias diferentes das já contadas na publicação anterior. Ambos os projetos serão viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura Federal e estão em fase de captação de recursos.

Para ser um patrocinador basta entrar em contato através do e-mail: adm@ultimosrefugios.com.br


Livro "Últimos Refúgios: Reserva Biológica de Sooretama"


Vale ressaltar que apesar do livro ser uma obra de quase 10 anos atrás, tanto o livro, quanto as fotografias, ainda são amplamente utilizados por diversas instituições para fins de educação ambiental, seja na cidade, pela própria equipe da reserva ou outros parceiros.

Este livro é a segunda publicação da série Áreas Protegidas, realizada pelo Instituto Últimos Refúgios. O local selecionado, a ReBio Sooretama, é considerada uma das mais importantes unidades de conservação do país, em virtude da sua grande área verde e riqueza de biodiversidade. É também o último refúgio de diversas espécies ameaçadas, como a anta, o tatu-canastra, o gavião-real e as onças-pintadas. A reserva biológica é viva! E o dever de preservar esse tesouro que ainda nos resta não é só de ambientalistas, é de toda sociedade. Contamos com vocês!


Para adquirir o livro, basta clicar no link abaixo:



A reserva

O complexo florestal Linhares-Sooretama é formado pela Reserva Biológica de Sooretama, Reserva Natural Vale, a Reserva Particular do Patrimônio (RPPN) Natural Mutum-Preto e a RPPN Recanto das Antas, além de outros pequenos fragmentos florestais em áreas privadas no entorno que compõe as Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal da região. Hoje, a área possui mais de 50 mil hectares de floresta protegida, com uma grande gama de espécies arbóreas únicas, entretanto, cortada por um trecho de aproximadamente 25 km da BR-101.



Comentários


bottom of page