top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorVitor Pinheiro

Dia Mundial da Limpeza: cerca de 200 sacos de resíduos são coletados na Baía das Tartarugas


Mosaico com sacos de resíduo na praia de Camburi / FOTO: Jenifer Zamperlini


No último sábado (16), as areias da praia de Camburi e da Ilha do Frade foram tomadas pelos idealizadores e voluntários do mutirão em prol do Dia Mundial da Limpeza 2023. Ao todo (nos dois locais), foram coletados cerca de 200 sacos de resíduos em toda a ação, que contou com cerca de 300 pessoas, entre instituições organizadoras, voluntários e aqueles que passaram para prestigiar o evento, que tem o objetivo de promover uma mobilização mundial para conscientização sobre o problema global do lixo e construir um mundo mais sustentável.


O Instituto Últimos Refúgios também participou da ação e desta vez, utilizou suas principais frentes para juntas ajudarem a organizar o evento, sendo elas o Projeto de conservação da Baía das Tartarugas, o Projeto Vitória da Restinga, Projeto Ecofrade e o Projeto Marsupiais. Os estandes estavam agitados, com jogos educativos e pintura corporal para as crianças, além de exposição e distribuição de informativos. Também estavam dispostos suprimentos como frutas, água e protetor solar.


Atividades desenvolvidas nos eventos / FOTOS: Jenifer Zamperlini e Felipe Facini



Instituições parceiras também levaram seus trabalhos para a exposição, como as crianças da Idade Criativa, escola de educação infantil, que apresentou um mural repleto de projetos de autoria dos alunos de 4 meses a 6 anos. Outras atividades direcionadas ao público infantil foram, a sempre presente, Coruja Atena, mascote do Projeto Vitória da Restinga, e o espetáculo artístico da Passarim Produz, atração teatral e musical que reuniu pais e filhos para assistir a apresentação do artista e produtor Vitor Passarim, na Praia de Camburi.

Atividades com o Público Infantil / FOTOS: Jenifer Zamperlini , Julia Francischini e Leonardo Merçon


Outros órgãos estiveram presentes com tendas para atendimento ao público como o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM), o Projeto Caiman - Jacarés da Mata Atlântica e a equipe da Polícia Ambiental. Todos apresentaram material de exposição como animais taxidermizados e outros modelos representativos.



Parceiros presentes na Ilha do Frade / FOTOS: Felipe Facini e Leonardo Merçon


SENSIBILIZAÇÃO NO MAR

Junto à Capitania dos Portos, a equipe do Projeto Vitória da Restinga e Baía das Tartarugas também fez uma ação marítima pela Baía de Vitória. A iniciativa foi apresentada à marinha que marcou presença no trabalho de sensibilização realizado na costa da capital. Ainda foi possível fazer abordagens com pescadores e demais pessoas que estavam navegando a passeio naquela manhã.


Atuação junto à Marinha do Brasil / FOTOS: Vitor Pinheiro


Dia Mundial da Limpeza

O Dia Mundial da Limpeza (WorldCleanupDay) é uma ação cívica mundial com o objetivo de mapear resíduos descartados irregularmente e envolver 5% da população mundial para limpar o mundo em 24h..


O Instituto Limpa Brasil é o líder nacional do movimento no Brasil com a co-liderança da Teoria Verde, se unindo a mais de 190 países desde 2018 com uma rede de líderes estaduais e locais por todo o Brasil. Atualmente, segundo dados do próprio Instituto Limpa Brasil, o movimento já conta com 1200 cidades oficialmente cadastradas no Brasil.



Um agradecimento especial a todos os nossos parceiros na ação deste ano:



FOTOS: Felipe Facini, Jenifer Zamperlini e Leonardo Merçon


תגובות


bottom of page