top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorVitor Pinheiro

Dia do Meio Ambiente: Instituto Últimos Refúgios marca presença em Junho Verde Vila Velha


Iasmin Macedo, presidente do Instituto Últimos Refúgios, durante palestra na Universidade de Vila Velha / FOTO: Vitor Pinheiro


Comemorado nesta segunda-feira (5), o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar e levantar debates sobre os problemas ambientais em todo o planeta. Por sua vez, neste ano, o Instituto Últimos Refúgios marcou presença na programação do evento Junho Verde, promovido pela Prefeitura Municipal de Vila Velha.



Em uma tarde de palestras com a temática “Valorizando Espaços Naturais”, a presidente do Instituto Últimos Refúgios, Iasmin Macedo, encerrou as apresentações do dia com “A importância e conservação dos Últimos Refúgios Naturais”, em que além de apresentar o instituto e suas extensões, apontou a importância efetiva da nossa fauna e flora para o meio urbano em que estamos inseridos, assim como o turismo socioeconômico.


“Nunca visitei outro lugar em que pude chegar na beira do mar e ver uma tartaruga nadando, ou uma aparição tão legal de arraias. Em Vitória, nós temos uma diversidade imensa de animais na fauna subaquática, por que não temos um turismo forte nesse sentido?”, questionou Iasmin que continuou chamando a atenção para a proteção e valorização das belezas naturais que estão em nosso entorno.


“Além do ambiente nos trazer benefícios relacionados à saúde, ainda podemos utilizar esses lugares para o turismo, para trazer cada vez mais recursos para as cidades e atrair pessoas que querem admirar. Temos que proteger essas áreas e aproveitar ao máximo o potencial que nos foi presenteado”, concluiu Macedo que é bióloga e atua em diversas frentes do Instituto.


Roda de conversa após ao fim da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente / FOTO: Vitor Pinheiro


Em seguida foi realizado um momento de perguntas feitas pela plateia e uma roda de conversa com as palestrantes da tarde; Manuela Batista, Karla Fafá e Iasmin Macedo. O evento foi realizado no cineteatro Universidade de Vila Velha (UVV).


Junho Verde

A campanha Junho Verde foi instituída no município em 2017, através da Lei Municipal Nº 5.845/17, com o objetivo de inserir no calendário oficial do município de Vila Velha o mês dedicado a promover e desenvolver ações para a conscientização ambiental.


Confira o calendário:


05/06 (segunda) – DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE. PALESTRA: VALORIZANDO ESPAÇOS NATURAIS.


No Dia Mundial do Meio Ambiente, será realizada uma tarde de palestras com o tema: “Valorizando Espaços Naturais”. O evento será gratuito e aberto ao público, onde serão tratados os temas de sustentabilidade, conservação e preservação das áreas naturais.


Horário: 13h30h às 17h

Local: UVV



16/06 (sexta) – CAMINHADA ECOLÓGICA


Gratuito e aberto ao público.

Horário:13 às 17h

Local: Lagoa Encantada



18/06 (domingo) – DIA DA CULTURA OCEÂNICA DE VILA VELHA


O Dia da Cultura Oceânica de Vila Velha visa celebrar e promover a cultura, a biodiversidade e a sustentabilidade dos oceanos e das comunidades costeiras do município. O evento contará com apresentações artísticas, roda de conversa, exposição de projetos de conservação, educação ambiental, stands de artesanato e mais.


Gratuito e aberto ao público.

Horário: 8 às 13h

Local: Praça do Ciclista




23/06 (sexta) – CONECTANDO ESCOLAS À NATUREZA


Gratuito e aberto ao público.

Horário: manhã e tarde

Local: Parque Cocal




30/06 (sexta) – INSTALAÇÃO DE PLACAS DA APA DE LAGOA GRANDE


Gratuito e aberto ao público.

Horário: 8 às 11h

Local: Lagoa Grande


Comments


bottom of page