top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorVitor Pinheiro

Com moradores, Projeto Vitória da Restinga realiza mais uma oficina de placas em Mata da Praia


Placas prontas em Parceria com a AMMP / FOTO: Joarley Rodrigues


No último dia 6, durante a festa de aniversário do bairro Mata da Praia, Vitória - ES, o Projeto Vitória da Restinga, junto à Associação de Moradores da Mata da Praia (AMMP) realizou mais uma oficina de placas com a comunidade.


Durante o evento, realizado na praça Márcio Sarmento, em Mata da praia, os moradores, auxiliados pela equipe Vitória da Restinga, confeccionaram 30 placas que serão fincadas ao longo da restinga da praia de Camburi. O objetivo dos informativos é conscientizar a população a respeito da fauna e flora local. Nessa ocasião, a iniciativa teve ampla participação do público infantil, que acompanhados pelos pais escreveram frases como “cuide da restinga” e “pense no filhote que ainda vai nascer”.



FOTOS: Joarley Rodrigues


Entre outras atividades convidadas pela AMMP, o evento contou com a participação da Mascote Coruja Atena e a realização de jogos educativos, aplicados pelas educadoras ambientais do projeto.



FOTOS: Joarley Rodrigues


Oficina de Placas

Em contato com as associações de moradores dos bairros de Jardim Camburi, Mata da Praia e Jardim da Penha (que cobrem a extensão da praia de Camburi), o Projeto Vitória da Restinga está trabalhando na confecção de placas para conscientizar sobre a importância da proteção da restinga, que é um ambiente frágil e essencial para a proteção das áreas costeiras, em especial no cenário urbano.


As placas produzidas pelas associações, serão instaladas nos trechos correspondentes aos seus respectivos bairros, todas em pontos estratégicos, para que os frequentadores possam refletir sobre a importância da restinga e da sua preservação. Vale lembrar que a etapa de Jardim Camburi já foi realizada e a ação com os moradores de Jardim da Penha está em fase de ajuste de datas. Após confeccionar todo o material e alinhar com a Prefeitura de Vitória, o Projeto Vitória da Restinga ficará responsável pela instalação das placas.


Espera-se que essa ação contribua para sensibilizar as pessoas e incentivar a adoção de práticas sustentáveis e responsáveis em relação ao meio ambiente.


Projeto Vitória da Restinga

O projeto é uma realização do Instituto Últimos Refúgios. Em parceria com a Vale e a Prefeitura de Vitória busca promover o diálogo com a comunidade por meio de ações de sensibilização ambiental, informando sobre a importância da restinga, a biodiversidade local e o trabalho de revitalização na restinga da Orla de Camburi, em Vitória, capital do Espírito Santo.


O objetivo é gerar um efeito positivo para as comunidades locais e ressaltar a importância de conservar a biodiversidade desse ambiente tão impactado pela ação humana.


O Instituto Últimos Refúgios faz um agradecimento especial para todo o público presente na ação, além de toda a equipe que tornou possível a realização das atividades.



FOTOS: Joarley Rodrigues





bottom of page