top of page

POST EM DESTAQUE

  • Carolina F. Pinto

No que se torna o indesejado?

O dia mundial da água, que é comemorado dia 22 de março, tem como tema escolhido pela Organização das Nações Unidas-ONU, em 2017, as ‘águas residuais’. O termo água residual se refere à água ‘usada’, ou seja, a água que sobra após a sua utilização em numerosas aplicações, tais como Industrial, agrícola, municipal, doméstica, etc. O tema foi indicado com foco na segurança hídrica para o futuro já que, hoje, mais de 600 milhões de pessoas, no mundo, vivem sem acesso ao abastecimento de água próximo às suas residências e 1.8 bilhões de pessoas só têm acesso à água contaminada.


Gotas retidas em folhas após chuva


Com tantos problemas relacionados à água, faço a pergunta: você é um esbanjador de água? A resposta é sim, todos nós somos. No mundo, 80% da água utilizada por nós volta para a natureza sem tratamento. Utilizamos esse bem, mas, geralmente, não pensamos o que acontece com a água residual depois do seu descarte. Devemos refletir sobre o fato de que, o que descartamos hoje, ainda tem um longo caminho a percorrer e acaba em outro lugar, próximo ou distante de nós, afetando plantas, animais e seres humanos. Ao mesmo tempo, o uso exacerbado da água causa estresses nos recursos hídricos, o que pode causar graves crises de água. Crises hídricas podem ter causas físicas (naturais ou antrópicas) ou até mesmo econômicas. Escassez de água física ocorre quando os recursos hídricos naturais são incapazes de satisfazer a demanda de uma região e a escassez de água econômica é resultado de problemas de gestão de água. Dito isto, em ambos os casos o reuso da água, uma vez indesejada, entra como uma alternativa para amenizar tais problemas de qualidade e quantidade.


Terra seca com planta nascendo


Na campanha do dia mundial da água de 2017 ressalta-se que, para atingir os objetivos do desenvolvimento sustentável até 2030, devemos tratar e reutilizar a água, ao invés de desperdiçar ou descartar, melhorando a fluidez do ciclo da água.


O reuso referencia ao uso intencional ou não intencional de águas tratadas, parcialmente tratadas, misturadas ou não tratadas, estando ou não sob um marco regulatório, legislação ou protocolo projetado para assegurar a segurança hídrica.


3ª ponte vista de baixo, no lado de Vila Velha, onde infelizmente, todo o esgoto é despejado no mar


No Estado do Espírito Santo foi aprovada a Proposta de Emenda à Constituição - PEC 17/2015 de autoria do Deputado Estadual Sérgio Majeski. A PEC determina que os municípios do Espírito Santo desenvolvam planos para o uso racional, o reuso e a destinação final de águas residuais. Segundo o Deputado, o termo ‘reuso’ foi incluído nos artigos do termo de conservação e recuperação de corpos d’água para que os municípios adequem essa emenda à Lei Orgânica Municipal. Uma vez que os municípios acatem a mudança da constituição estadual, todas as licenças geradas por aquele município para construção de residências, comércios e indústrias, dentre outros, devem cobrar o plano de reuso de água para que a licenças sejam emitidas.


Lixo na beira de riacho poluído, em Vila Velha - ES

Águas residuais podem ser utilizadas em atividades agrícolas, aquiculturais, industriais, como água potável, para usos domésticos não potáveis, irrigação, recreação e recarga de águas subterrâneas. Apesar de ter seu uso proibido oficialmente, é tolerado no setor informal sendo utilizado, principalmente, para irrigação. A subsistência de muitas pessoas já depende do acesso às águas residuais não tratadas ou parcialmente tratadas. Por exemplo, o uso de águas residuais pode ocorrer quando as águas de descarga e de canais de drenagem são facilmente acessíveis e não geram nenhum custo ao usuário, conferindo benefícios devido ao seu alto teor de nutrientes para a plantação. Também, muitas indústrias estão apostando em abordagens mais centradas em soluções tecnológicas para o reuso. Locais como Singapura, Japão e Austrália já utilizam dos recursos para aperfeiçoar atividades em empreendimentos, sendo utilizada até mesmo na produção de energia.


Rio na Reserva Biológica de Duas Bocas, em Cariacica - ES


Embora as oportunidades para expandir o reuso sejam significativas, existem alguns desafios relacionados à elas: as mudanças climáticas, o monitoramento adequado, a aceitação pública e os recursos financeiros aplicados. Enquanto alguns destes fatores são considerados barreiras, os benefícios da expansão do reuso provavelmente superarão tais desafios, em um futuro próximo. A busca segue por alternativas sustentáveis uma vez que os recursos naturais estão cada vez mais escassos e, sabendo que as águas residuais podem ser tratadas e reutilizadas, o indesejado pode se tornar o cobiçado.


Carolina F. Pinto

Cientista Ambiental e Pesquisadora

Email: carol.green.info@gmail.com


________________________________________________________________________________________________

Lautze, J.; Stander, E.; Drechsel, P.; da Silva, A. K.; Keraita, B. (2014). Global experiences in water reuse. Colombo, Sri Lanka: International Water Management Institute (IWMI). CGIAR Research Program on Water, Land and Ecosystems (WLE). 31p. (Resource Recovery and Reuse Series 4). doi: 10.5337/2014.209

UN Water (2017) Factsheet- World Water Day 2017: Why waste water? http://www.worldwaterday.org/wp-content/uploads/2017/01/Fact_sheet_WWD2017_EN.pdf





161 visualizações
bottom of page