top of page

POST EM DESTAQUE

Instituto Últimos Refúgios participa da ESX, o maior evento de tecnologia do Espírito Santo

Neste domingo (5), o Instituto Últimos Refúgios se apresentou no ESX – Espírito Santo Innovation Experience, o maior evento de tecnologia e empreendedorismo capixaba. A iniciativa realizada pelo Sebrae, co-realizada pelo Governo do Estado do Espírito Santo e com apoio da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), reuniu startups, pequenos - e grandes - empreendedores, desenvolvedores de games e muitos outros profissionais para apresentarem seus projetos com foco em resultados e inovação.



A ESX 2021 recebeu mais de 11 mil pessoas nos 15 espaços destinados para palestras, apresentações e diversas outras atividades. Entre elas, Leonardo Merçon, Raphael Gaspar e Joarley Rodrigues, do Instituto Últimos Refúgios, ocuparam o Espaço Conexões para apresentar como inovação e tecnologia podem trazer resultados importantes para o registro da vida selvagem e para a sensibilização ambiental por meio da difusão científica.


Raphael Gaspar, Leonardo Merçon e Joarley Rodrigues na ESX 2021. Foto: Ilka Westermeyer


O encontro apresentou a “PFN”, um equipamento fotográfico de alta resolução que vem sendo desenvolvido há mais de 10 anos. Trata-se de um estúdio fotográfico que pode ser montado no meio da floresta para registro de imagens espetaculares da fauna nativa.


Fotógrafo de natureza Leonardo Merçon. Foto: Augusto Gomes


A PFN foi utilizada na produção do livro “Últimos Refúgios: Da Pedra Azul ao Forno Grande”. A capa da obra retrata uma onça-parda capixaba registrada no Parque Estadual de Forno Grande, localizado em Castelo/ES.



Além de registrar espécies icônicas, é possível produzir montagens impressionantes, como a inserção de diversos animais e pessoas em uma mesma cena. Dessa forma, é possível observar a proporção humana em relação às espécies em habitat natural.



Agora, o objetivo é captar investidores e apoiadores que acreditem no equipamento como uma forma de revolucionar o campo da fotografia de natureza no Brasil. “Somando a esse equipamento melhores dispositivos de instalação e segurança, será possível contribuir para diversas pesquisas científicas na América Latina, assim como para a sensibilização ambiental de milhares de pessoas”, afirma o fotógrafo de natureza Leonardo Merçon, importante expoente da conservação ambiental com imagens publicadas na National Geographic Brasil e na BBC.


Segundo Raphael Gaspar, produtor executivo do instituto, “a PFN se transformou em uma spinoff da instituição, e é por isso que um evento como o ESX é importante para nos ajudar a dar o próximo passo em direção a consolidação deste novo negócio”.


Joarley Rodrigues, técnico desenvolvedor da PFN, diz que “com novos componentes e uma interface mais acessível será possível além de comercializar o produto, oferecer serviços para empresas, pesquisadores e Unidades de Conservação”.


A iniciativa dialoga com os valores da ESX de incentivo à tecnologia, inovação e soluções eficientes para desenvolvimento de projetos e desenvolvimento sustentável dos territórios do Espírito Santo. O Instituto Últimos Refúgios agradece a oportunidade e já torce pela edição da ESX 2022. Nos vemos lá!


Da esquerda para a direita: Leonardo Merçon, Ilka Westermeyer, Carla Roberty, Raphael Gaspar Tebaldi e Joarley Rodrigues.

bottom of page