Projeto Vitória da Restinga arrecada mais de 45kg de tampas plásticas para ajudar causa animal

O Instituto Últimos Refúgios, realizou a entrega de 45,535kg de tampas plásticas para a ONG Pra Mia, que destina recursos para a castração de animais em situação de abandono.
O material, foi recolhido ao longo de 2024 e 2025 pelo Projeto Vitória da Restinga, que durante suas ações externas utilizou um "ecoponto" para o público colaborar com a iniciativa.
Entrega dos materiais no Bazar Pra Mia, no segundo piso do Shopping Praia da Costa | Fotos: Iasmin Macedo
Bento, de 9 anos, soube da em sala de aula, por meio de professores na escola EMEF Álvaro de Castro Mattos e decidiu fazer a sua parte no final de 2023, levando uma boa quantidade que já recolhia em casa, mais a porção que estava armazenada na escola (o que encheu um galão de 20L).
“A escola falou sobre o projeto e estou juntando em casa desde julho. Não consegui encher o último galão até o topo, mas vou trazer na próxima!”, prometeu o pequeno, na época, aluno do quarto ano do ensino fundamental. Em abril de 2023 o projeto o Projeto Vitória da Restinga já havia atestado 63kg de tampas plásticas. De lá pra cá também foi implementado o recolhimento de esponjas usadas, material de difícil reaproveitamento, que é destinado para o Hospital Veterinário Silvestres, que em uma parceria com a empresa Terracycle, direciona o material para a reciclagem adequada.
Arrecadação dos materiais em ações do Projeto Vitória da Restinga | FOTOS: Vitor Pinheiro
Tampinhas Pra Mia: como participar?
Para participar, basta separar as tampinhas plásticas dos seguintes modelos: de bebidas, como refrigerantes, sucos e leite; lacres metálicos, como os encontrados em latas de refrigerante; de produtos de higiene pessoal, como shampoo, cremes e pasta de dente; produtos de limpeza como detergente, sabão líquido e desinfetante, além de outros materiais diversos como tampas de caneta, de embalagens de sorvete, manteiga e etc.
No entanto, é importante lembrar que alguns materiais não são aceitos, como embalagens de batons, válvulas pump (comuns em cremes para o corpo), tampas metálicas (como as encontradas em garrafas de cerveja) e lixo plástico.
O processo de recolhimento das tampinhas é simples: o público leva os materiais até o ponto de coleta, onde voluntários fazem a triagem e separam por tipo e cor. Depois, o material é vendido para a reciclagem e todos os recursos obtidos vão para a castração de animais do projeto Pra Mia e de parceiros.
Para a castração de uma cadela de porte médio, são necessárias cerca de 240.636 tampas, o que demonstra a importância da participação de todos na coleta desses materiais.
O Projeto Vitória da Restinga, junto à Ong Pra Mia, acredita que essa iniciativa pode ser replicada em diversas cidades, ajudando não só os animais em situação de rua, mas também contribuindo para a preservação do meio ambiente. Por isso, faça sua parte e ajude a transformar plástico em cuidado animal.
Projeto Vitória da Restinga
O Projeto Vitória da Restinga é uma realização do Instituto Últimos Refúgios, com parceria da Vale e Prefeitura de Vitória. O Projeto busca promover o diálogo com a comunidade por meio de ações de sensibilização ambiental, informando sobre a importância da Restinga, a biodiversidade local e o trabalho de revitalização na Restinga de Vitória, capital do Espírito Santo.
O objetivo é gerar um efeito positivo para as comunidades locais e ressaltar a importância de conservar a biodiversidade desse ambiente tão impactado.
Te convidamos para conhecer mais sobre o projeto nas redes sociais e fazer parte das próximas ações. Nos vemos por lá!
Commenti