top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorVitor Pinheiro

Projeto Vitória da Restinga realiza ações de sensibilização na abertura do Praia Limpa 2023


Voluntários com mosaico representando a Baía das Tartarugas / FOTO: Leonardo Merçon




No último fim de semana, nem o clima chuvoso assustou os idealizadores e voluntários da campanha Praia Limpa 2023. A praia de Camburi contou com cerca de 240 voluntários na abertura do projeto que busca a limpeza do balneário da capital.


O Projeto Vitória da Restinga representou o Instituto Últimos Refúgios na manhã de Sábado (7). As duas tendas disponibilizadas pela equipe estavam agitadas, com jogos educativos e pintura corporal para as crianças, além de exposição e distribuição de informativos sobre o ecossistema de restinga. Também estavam dispostos suprimentos como frutas, água e protetor solar.


Outro órgão que também esteve presente foi o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM), que convidado pelo Projeto Vitória da Restinga, disponibilizou uma tenda com materiais de exposição. Foram exibidas tartarugas marinhas taxidermizadas, além de crânios e cascos de diferentes espécies e tamanhos. O biólogo e supervisor de projetos do instituto, Wilson Meirelles, também realizou abordagens com a população, a respeito de cuidados com a vida marinha, como os tipos de lixo ingerido pelos animais, o que muitas vezes os levam ao óbito.




Material de exposição IPRAM/ FOTO: Leonardo Merçon




Outra atração foi a mascote Atena, que interagiu com crianças e adultos que passavam por perto da ação. Apesar do tempo nublado, o voluntariado, auxiliado pela equipe de limpeza pública, se uniu para limpeza nas areias (incluindo a restinga) e ao final fizeram um mosaico de um peixe, representando a Baía das Tartarugas.

Atividades nas tendas do Projeto Vitória da Restinga/ FOTOS: Joarley Rodrigues e Leonardo Merçon


SENSIBILIZAÇÃO NO MAR


Junto à Capitania dos Portos, a equipe do Projeto Vitória da Restinga também fez um mapeamento marítimo pela Baía de Vitória. A iniciativa foi apresentada à marinha que marcou presença no trabalho de sensibilização realizado na costa da capital.

Embarcação da marinha passando pela praia de Camburi durante ação/ FOTO: Joarley Rodrigues




CAMPANHA PRAIA LIMPA


A realização da campanha Praia Limpa é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) e diversos parceiros que se preocupam e atuam na preservação e conservação das praias. Dentre as parceiras presentes na campanha deste ano estão: Instituto Últimos Refúgios, Instituto Akhanda, Med Senior, Instituto Baleia Jubarte, Projeto Tamar, Vitória Divers, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Associação de Moradores da Ilha do Frade (Samifra), ONG Avalanche e Cesan.


Também participam o Instituto Unimed, Projeto Amigos da Jubarte/Instituto O Canal, Projeto Pegada, Projeto Vitória da Restinga, Instituto Ecomares, Projeto EcoFrade, Projeto Restinga - Ilha do Frade, Movimento Comunitário do bairro Santo Antônio, Associação de Moradores do bairro Jesus de Nazareth, artista NICO, local do bairro Jesus de Nazareth, e ONG Engenheiros Sem Fronteiras/Ufes. Destaque também para as secretarias municipais de Saúde (Semus), de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) e de Segurança Urbana (Semsu), além da Central de Serviços.




FOTOS: Joarley Rodrigues e Vitor Pinheiro




CALENDÁRIO DAS AÇÕES - CAMPANHA “PRAIA LIMPA/JANEIRO 2023


Sempre a partir das 8 horas.



- Dia 14, sábado

Local: Ilha do Boi. Ponto de concentração: Praia da Direita. Realização de esquete teatral, com abordagem educativa aos frequentadores e trabalhadores nas praias e apresentação dos trabalhos das Instituições.


- Dia 15, domingo

Local: Ilha do Frade. Ponto de concentração: Em frente à Guarita de Segurança e Associação de Moradores Samifra. Realização de esquete teatral, com abordagem educativa aos frequentadores e trabalhadores nas praias e apresentação dos trabalhos das Instituições.


- Dia 21, sábado

Local: Prainha de Santo Antônio. Ponto de concentração: Quadra de esportes e academia popular. Realização de esquete teatral e circense, com abordagem educativa aos frequentadores e trabalhadores nas praias e apresentação dos trabalhos das Instituições.


- Dia 22, domingo

Local: Prainha de Jesus de Nazareth. Ponto de concentração: Próximo ao Bar do Bigode. Realização de esquete teatral e circense, com abordagem educativa aos frequentadores e trabalhadores nas praias e apresentação dos trabalhos das Instituições.


- Dia 28, sábado

Local: Praia de Camburi. Ponto de concentração: Em frente ao Monumento Gratidão, em homenagem aos profissionais da saúde. Realização de esquete teatral e circense, com abordagem educativa aos frequentadores e trabalhadores nas praias e apresentação dos trabalhos das Instituições.


- Dia 29, domingo

Local: Praia de Camburi. Ponto de Encontro: Arena Vitória.

Realização de esquete teatral e circense, com abordagem educativa aos frequentadores e trabalhadores nas praias e apresentação dos trabalhos das Instituições.





bottom of page