top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorVitor Pinheiro

Projeto Vitória da Restinga participa do 3º Sustentabilidade Capixaba com educação ambiental


Equipe Vitória da Restinga e alunos durante o Sustentabilidade Capixaba 2023 / FOTO: Jenifer Zamperlini



Na última quarta-feira (28) o Instituto Últimos Refúgios encerrou sua participação na 3ª edição do Sustentabilidade Capixaba, fórum na área ambiental que reuniu profissionais de diversas áreas para discutir sobre o meio ambiente. O evento aconteceu entre os dias 26 e 28 de junho na Praça do Papa, em Vitória.


O Projeto Vitória da Restinga, que foi um dos mais de 150 expositores nos três dias de programação, atendeu cerca de 3.200 pessoas, entre alunos e professores do ensino fundamental, além de outros interessados que passaram pelo estande. As atividades do projeto foram direcionadas para a educação ambiental a respeito do ecossistema de restinga e contou com uma equipe de educadoras, que teve a tarefa de realizar uma apresentação introdutória sobre o tema, assim como levantar questões influentes no cotidiano, visando passar a importância da conservação da fauna e flora dessa região.



Aplicação de atividades de educação ambiental / FOTOS: Jenifer Zamperlini


Uma das “ferramentas” utilizadas foi o flanelógrafo da restinga, jogo que possui uma representação fiel e didática dos elementos explicados, além de informativos impressos, sobre as ações desempenhadas pelo Projeto Vitória da Restinga, o novo Parque Costeiro de Camburi e o Termo de Compromisso Ambiental, assumido pela empresa Vale.



FOTOS: Jenifer Zamperlini


Outra presença que agitou o evento foi a da Coruja Atena, a mascote do Projeto, que não poupou esforços em interagir com o público, seja tirando fotos, dançando ou participando de brincadeiras com os presentes. Destaque para a presença do governador Renato Casagrande, que não perdeu a oportunidade de conversar com as educadoras ambientais e garantir sua foto com a mascote da restinga (representação da Coruja-buraqueira).



Renato Casagrande (Governador do ES) com a equipe Vitória da Restinga / FOTOS: Jenifer Zamperlini e Laiz Pontes



Demais atuações

As outras participações do Instituto Últimos Refúgios no fórum ficaram por conta de Leonardo Merçon, que integrou uma mesa de palestrantes sobre o tema “Educação Ambiental para o Desenvolvimento Regional”, no dia em que se discutia o ESG, além das produções audiovisuais que foram exibidas nas sessões de cinema do evento, como a série de vídeos “História de Fotógrafo”, filmagens de apresentação da Baía das Tartarugas e do Projeto Marsupiais.



Outras atuações durante o evento / FOTO: Jenifer Zamperlini


Projeto Vitória da Restinga

O projeto é uma realização do Instituto Últimos Refúgios. Em parceria com a Vale e a Prefeitura de Vitória busca promover o diálogo com a comunidade por meio de ações de sensibilização ambiental, informando sobre a importância da restinga, a biodiversidade local e o trabalho de revitalização na restinga da Orla de Camburi, em Vitória, capital do Espírito Santo.


O objetivo é gerar um efeito positivo para as comunidades locais e ressaltar a importância de conservar a biodiversidade desse ambiente tão impactado pela ação humana.


O Instituto Últimos Refúgios faz um agradecimento especial para todo o público presente na ação, além de toda a equipe que tornou possível a realização das atividades.



FOTOS: Jenifer Zamperlini








Comments


bottom of page