top of page

POST EM DESTAQUE

  • Marina Mello

Projeto Vitória da Restinga participa da ação de limpeza "Operação Praia Limpa"

No início de julho, o Projeto Vitória da Restinga participou da primeira ação de limpeza organizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo. O evento aconteceu simultaneamente na praia de Camburi, em Vitória, e na Praia da Costa, no município de Vila Velha.


Na Praia de Camburi, a concentração do evento começou próximo ao Píer de Iemanjá, de onde os voluntários partiram em busca de resíduos. O evento contou com a participação de outras instituições e também teve apoio de embarcações que ajudaram no acesso às ilhas para a retirada dos resíduos. Em apenas quatro horas de ação, foram coletados cerca de 630 quilos de lixo.


Ação de limpeza. Fotos: Felipe Facini (Foto 1) e Daniel Gois (Fotos 2,3 e 4)


Até mesmo o Sabiá-da-praia (Mimus gilvus) ficou impressionado e veio marcar presença no evento, agradecendo pela retirada dos resíduos de seu habitat natural.


Resíduos recolhidos. Fotos: Marina Mello


A equipe do Projeto Vitória da Restinga sugeriu o Guruçá (Ocypode quadrata) para representar a fauna local na confecção do “gigante de lixo”, típico das ações de limpeza do Instituto Últimos Refúgios.


"Guruçá de lixo". Foto: Leonardo Merçon


Na Praia da Costa, a limpeza se concentrou na praia e na Pedra da Sereia. Vários resíduos foram retirados da natureza, principalmente micro plástico e bitucas de cigarro, segundo relato dos voluntários.


Equipe Vitória da Restinga. Fotos: Caroline Reis e Giordano Roldi


Além disso, os bombeiros atuaram na retirada de espécies exóticas e invasoras da flora da Pedra da Sereia, com a supervisão da equipe do Meio Ambiente da prefeitura de Vila Velha. Em breve, será realizado o plantio de espécies nativas de restinga neste mesmo local.


Voluntários recolhem resíduos na Pedra da Sereia, em Vila Velha/ES. Fotos: Giordano Roldi


Durante a participação no evento, o Projeto Vitória da Restinga também promoveu a sensibilização ambiental com moradores da região e usuários da praia. Voluntários da ação também foram sensibilizados sobre a importância da restinga, a exemplo de Íris Moreira da Silva, estudante de Biologia na UFES que ficou muito feliz em conhecer o Projeto Vitória da Restinga e veio fazer parte do time de apoiadores.


Equipe e voluntários. Foto: Voluntária (Foto 1) e Daniel Gois (Foto 2).


As ações foram realizadas com o apoio do Corpo de Bombeiros e das prefeituras de Vitória e Vila Velha, além da participação do prefeito Lorenzo Pazolini e outros apoiadores, como o Cardume @cardume_vix, Volta na Ilha, Projeto Pegada @projetopegadaoficial, Iate Clube @iateclube_es, Instituto Jacarenema @institutojacarenema, Equipe Raias @equiperaias, Tubarões Cansados @tubaroscansados, CPP Extreme Grande Vitória @cppextremegrandevitoria.


Voluntários da Ação. Fotos: Equipe Prefeitura de Vitória e Carol Reis


A partir desta experiência, levamos a esperança de dias melhores e de mudanças de comportamento em relação ao gerenciamento dos nossos resíduos. Afinal, grande parte do material recolhido poderia ter sido reciclado, gerando renda para os catadores de resíduos da Grande Vitória e colaborando com a preservação do meio ambiente.


O Projeto Vitória da Restinga espera que, no futuro, possa avistar apenas Guruçás de verdade na praia, sem possibilidade para “Guruçá de lixo”.


Agradecemos a participação e o apoio de todos. Juntos somos mais!


Gigante de lixo. Foto: Leonardo Merçon


O projeto Vitória da Restinga é uma realização do Instituto Últimos Refúgios em parceria com a Vale.


bottom of page