- Ana Clara Mardegan - Instituto Últimos Refúgios
#15: Preguiça com filhote - Últimos Refúgios na TV Ambiental
Instituto Últimos Refúgios e TV Ambiental apresentam mais um episódio do Programa Últimos Refúgios. Nesta edição, Leonardo Merçon e Iasmin Macedo revelam um encontro muito especial com uma - mãe - bicho-preguiça e seu filhote em meio à natureza.
Bicho-preguiça com filhote. Foto: Leonardo Merçon
Os filhotes de preguiça vivem agarrados à mãe por cerca de seis meses. Após esse período, a progenitora deixa o território para o filho, que passa a viver sozinho. O comportamento permite que o filhote se desenvolva em um ambiente já conhecido, evitando, assim, possíveis competições territoriais.
As espécies de bicho-preguiça se distinguem pela quantidade de dedos: o gênero Bradypus, com três dedos em cada mão, e Choloepus, com apenas dois. São animais solitários, de hábitos arborícolas. Seu corpo, coberto de pelos, garante proteção e camuflagem entre as árvores, onde dormem por cerca de 20 horas todos os dias.
No episódio, mãe e filhote, duas preguiças-comuns (Bradypus variegatus), são registrados na Reserva Biológica de Sooretama, a maior área de vegetação contínua do Espírito Santo.
Confira o episódio na íntegra:
"Programa Últimos Refúgios" é um patrocínio Reserva Ambiental Águia Branca, mantida pelo Grupo Águia Branca no município de Vargem Alta, Espírito Santo.
O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários e precisa de recursos para financiar as suas atividades. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar clicando na imagem abaixo ou no link: PARTICIPE.
"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"
Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.
Komen