top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorLeonardo Merçon

Conheça a "Penélope", uma Gambá resgatada

A Penélope, uma gambazinha fofa foi resgatada e adotada pela bióloga Iasmin Macedo. Segundo a legislação brasileira, é ilegal possuir animais silvestres de estimação. Para adotá-la, Iasmin precisou de uma autorização especial.

A Penélope perdeu a cauda, ainda novinha, e por isso ficou impossibilitada de voltar para a natureza.

Em uma das visitas feitas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS, depois que Iasmin começou a estudar uma possível parceria com o Projeto Marsupiais, ela deparou com a situação dessa filhote, uma gambá resgatada, ainda pequena, e que havia perdido a cauda e assim ficaria impossibilitada de voltar a natureza.


Alguns perguntam, “Porquê?” “Só por causa da cauda?” - Sim, a cauda é muito importante para os marsupiais em geral, eles utilizam-na para equilíbrio. Se por acaso ela tivesse perdido a cauda depois de adulta, talvez não teria tanto problema, mas perdeu numa fase muito importante da vida.



Desde o dia 23 de novembro de 2017 que a Iasmin está com ela, e já presenciou alguns impasses. Penélope não gosta muito de andar pelas árvores, anda meio desengonçada e já caiu de lugares altos, exatamente pela falta de equilíbrio.

A cauda dos marsupiais é preênsil, isso quer dizer que eles se seguram nas coisas, como por exemplo nos galhos de árvores. Se ela tivesse a cauda, em um momento de desequilíbrio, a usaria para se agarrar. Assim não correria o risco de cair e, dependendo da altura, acabar se machucando.



Com todo esse problema, a equipe responsável do CETAS decidiu que ela não poderia voltar para a natureza e então o Instituto Últimos Refúgios, representado pela bióloga Iasmin Macedo, através do documento de autorização concedido pelo Ministério do Meio Ambiente por meio do Termo de Transferência de Animais Silvestres nº42/17 – CETAS/IBAMA/ES, tornou-se mantenedor da Gambá. Isso significa que temos a guarda provisória para cuidar e auxiliar no que for necessário para ela. Para deixar claro, ela não é animal doméstico, assim como qualquer outro marsupial, são animais silvestres da nossa fauna brasileira e devem ser valorizados e respeitados.


A Penélope achou uma nova casa e recebe todos os cuidados necessários. E ela é até famosinha. Já passou no programa Em Movimento na TV Gazeta. Ficou curioso? Confira o programa aqui:


Lembra-se, segundo a legislação brasileira, é ilegal possuir animais silvestres de estimação. Se você encontrou um animal silvestre ferido ou órfão, procure um responsável especialista para auxiliá-lo nos procedimentos e entre em contato com os órgãos responsáveis (IBAMA, CETAS, CRAS, Polícia Ambiental, entre outros).


Artigo 29 da Lei nº 9.605 (Lei de Crimes Ambientais) de 12 de Fevereiro de 1998

É crime - Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida. Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.


Ajude-nos a proteger nossos marsupiais! Segue o Projeto Marsupiais e compartilhe nossas publicações.


Se achar um marsupial na região da grande Vitória/ES que precise de atenção entre em contato, se for de outras regiões e precisar de orientação estaremos disponíveis.


Telefone para contato: (27) 3022-1667 / (27) 99810-5848

Email: projetomarsupiais@gmail.com


*O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar no link: PARTICIPE





bottom of page