top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorVitor Pinheiro

Livro Vitória da Restinga tem lançamento e exposição no Parque Botânico Vale


Equipe durante lançamento e exibição do livro no auditório do Parque Botânico / FOTO: Leonardo Merçon



“Observando a orla de Vitória, mergulha-se em um mundo de cores, sons, sensações e comportamentos peculiares, revelando a beleza e a complexidade da natureza [...]”. Assim se inicia a apresentação do Livro “Vitória da Restinga: Vida no litoral da capital do Espírito Santo”, que teve seu lançamento oficial no último dia 9 de novembro, em evento no Parque Botânico Vale.

Durante a cerimônia, estiveram presentes personalidades do âmbito socioambiental, público e privado. Ana Paula Garcia, Analista de Relações com a Comunidades na Vale e uma das principais interlocutoras da empresa no processo de produção do livro, mediou o momento que contou com diversas falas no auditório do Parque Botânico.



Iasmin Macedo (Instiuto Últimos Refúgios), Tarcisio Föeger (Prefeitura de Vitória), Marcelo Lemos (MPES) e Ana Garcia (Vale), discursando durante o evento / FOTOS: João Pedro Zanardo


O dirigente do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoa) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Marcelo Lemos Vieira, deu seu parecer sobre o material e a representatividade para a conservação ambiental. “Essa não é só a entrega de um livro, é uma oportunidade de registrar e solucionar problemas em todo esse ecossistema que se faz tão necessário nas nossas vidas”, pontuou o Promotor de Justiça, que chamou atenção para a importância do comportamento social e coletivo no nosso meio. “Quando trabalhamos com solidariedade, quebramos muros sociais. A recuperação da restinga é como reconstruir nossa própria casa, o nosso planeta”, concluiu o dirigente.


O evento também contou com uma fala do Secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcisio Föeger, que comentou sobre a participação da Prefeitura de Vitória no processo de recuperação da Restinga.


O último momento foi marcado por um bate-papo, mediado pela presidente do Instituto Últimos Refúgios, Iasmin Macedo, com a participação de Leonardo Merçon (idealizador do livro e fundador do Instituto Últimos Refúgios), Ana Garcia (Analista de Relações com a Comunidades na Vale), Emerson Espíndola (Engenheiro Florestal da área de meio ambiente da Vale) e Fernando Pratti (Engenheiro Agrônomo na Prefeitura Municipal de Vitória).

Bate-papo durante a cerimônia / FOTOS: João Pedro Zanardo


“É dever do Instituto levar o conhecimento por meio de materiais como livros, ações de sensibilização ambiental nas escolas e campanhas externas com diversos parceiros. Estamos muito orgulhosos de mais esse lançamento.”, declarou Iasmin Macedo, que também é coordenadora do Projeto Vitória da Restinga.


Fotógrafo de natureza, Leonardo Merçon foi o autor de grande parte das imagens contidas na obra e revelou que suas primeiras fotos na profissão foram realizadas no ecossistema de Restinga. Ele também valorizou o fato de as fotografias terem sido produzidas na Restinga de Vitória, o que justifica o trabalho que tem sido realizado na região.


“Poderíamos ter utilizado imagens da Restinga feitas em outros lugares, como no Parque Paulo César Vinha. Uma característica muito legal é que agora conseguimos registrar a biodiversidade exatamente daquele lugar, na Praia de Camburi. Isso tem um significado”, concluiu Merçon, que exaltou a parceria de todas as frentes que participam da recuperação da restinga em Camburi.


Ao fim do evento houve um momento para perguntas do público, onde os integrantes do bate-papo responderam prontamente diversas questões sobre, fauna, flora, limpezas na região de restinga, dentre outras questões relacionadas ao tema

Junto ao lançamento, foi realizada uma exposição na área externa ao auditório, com as principais fotos e histórias do material, todas explicadas em vídeo com apresentação e narração, além das ações de sensibilização para escolas da rede municipal de Vitória. O objetivo é incentivar a conservação e o uso sustentável da área de restinga.


Exposição na parte externa ao auditório / FOTOS: Jenifer Zamperlini


O Livro “Vitória da Restinga: Vida no litoral da capital do Espírito Santo" é uma realização do Instituto Últimos Refúgios, Projeto Vitória da Restinga e Projeto de Conservação da Baía das Tartarugas, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale; parceria: Grafitusa e Prefeitura Municipal de Vitória. Projeto Vitória da Restinga

O projeto é uma realização do Instituto Últimos Refúgios. Em parceria com a Vale e a Prefeitura de Vitória busca promover o diálogo com a comunidade por meio de ações de sensibilização ambiental, informando sobre a importância da Restinga, a biodiversidade local e o trabalho de revitalização na restinga da Orla de Camburi, em Vitória, capital do Espírito Santo.

O objetivo é gerar um efeito positivo para as comunidades locais e ressaltar a importância de conservar a biodiversidade desse ambiente tão impactado.



FOTOS: Jenifer Zamperlini

bottom of page