top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorVitor Pinheiro

Livro sobre a restinga da Praia de Camburi está sendo produzido pelo Instituto Últimos Refúgios



FOTO: Leonardo Merçon


Com objetivo de dar visibilidade à revitalização da restinga da praia de Camburí (parte do Termo de Compromisso Ambiental assinado pela Vale), a região litorânea do município de Vitória - ES receberá mais um lindo projeto cultural. Trata-se do livro “Vitória da Restinga”, título que dá nome a um dos projetos do Instituto Últimos Refúgios .


A obra, que tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2023, tem como proposta a apresentação dos elementos naturais e culturais relacionados à restinga da Praia de Camburi; para isso serão utilizados textos e imagens do fotógrafo de natureza Leonardo Merçon e convidados, para oferecer uma experiência de contemplação da riqueza da fauna e flora local.



FOTOS: Leonardo Merçon e Caroline Reis



O livro será publicado nos idiomas português e inglês e além do formato impresso será adaptado para o formato Daisy, que inclui audiodescrição e narração para torná-lo acessível a pessoas com deficiência visual. O material escolhido para a versão impressa foi o papel com certificação FSC (Forest Stewardship Council® – Conselho de Manejo Florestal) para a impressão, o que reforça o compromisso com a sustentabilidade. Junto à publicação, o Instituto Últimos Refúgios planeja uma exposição de lançamento, com as principais fotos e histórias do material, além de ações de sensibilização para escolas da rede municipal de Vitória. O objetivo é incentivar a conservação e o uso sustentável da área de restinga.

O Livro "Vitória da Restinga é uma realização do Instituto Últimos Refúgios, Projeto Vitória da Restinga e Projeto de Conservação da Baía das Tartarugas, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale; parceria: Prefeitura Municipal de Vitória.


A iniciativa de produzir a obra e realizar as ações de sensibilização é uma forma de valorizar a cultura e a natureza da região de Camburi, destacando a importância da preservação da restinga e incentivando a população local a participar desse processo. O trabalho com a área demonstra a importância da união de esforços em prol da preservação ambiental e o compromisso de contribuir para um futuro mais sustentável.



coruja - buraqueira / FOTO: Leonardo Merçon


Restinga da Praia de Camburi e TCA


Por meio do Projeto Vitória da Restinga, o Instituto Últimos Refúgios busca incentivar a conservação e interação da sociedade com a Restinga presente na praia de Camburi. O ecossistema retêm uma biodiversidade incrível e tem uma função social de suma importância, mantendo as areias da praia em seu devido lugar e evitando que o mar chegue no limite das áreas urbanas.


Junto à Prefeitura de Vitória e a Vale, o Projeto contribui para cumprir com o Termo de Compromisso Ambiental (TCA). Uma das atribuições do TCA, é recuperar a restinga ao longo dos 6 Km da Praia de Camburi, plantando mudas nativas e garantindo a manutenção de espécies, além da segurança do bioma.


O Termo de Compromisso é um documento assinado por Vale, Ministério Público Federal e Estadual, além do Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e Associações de Moradores da Orla de Camburi.

Projeto Vitória da Restinga


O projeto é uma realização do Instituto Últimos Refúgios. Em parceria com a Vale e a Prefeitura de Vitória busca promover o diálogo com a comunidade por meio de ações de sensibilização ambiental, informando sobre a importância da restinga, a biodiversidade local e o trabalho de revitalização na restinga da Orla de Camburi, em Vitória, capital do Espírito Santo.


O objetivo é gerar um efeito positivo para as comunidades locais e ressaltar a importância de conservar a biodiversidade desse ambiente tão impactado pela ação humana.




99 visualizações
bottom of page