top of page

POST EM DESTAQUE

  • Ana Clara Mardegan - Instituto Últimos Refúgios

#12: Jacaré-do-papo-amarelo: a espécie símbolo da Mata Atlântica - Últimos Refúgios na TV Ambiental

Instituto Últimos Refúgios e TV Ambiental apresentam uma nova edição do Programa Últimos Refúgios. O capítulo retrata a situação dos jacarés-do-papo-amarelo no Espírito Santo, espécie ameaçada de extinção e bastante impactada pela caça e pela perda de habitat.


Jacaré-do-papo-amarelo. Foto: Leonardo Merçon


Leonardo Merçon recebe Iago Ornellas, biólogo do Projeto Caiman responsável pelo resgate de jacarés. A iniciativa recolhe crocrodilianos encontrados em áreas urbanas, afligidos, na maioria das vezes, por armadilhas de caçadores. As mais recorrentes são as “armadilhas de engasgo”, que provocam a morte dos animais por lesões internas.


Radiografia de jacaré mostra anzol engolido pelo animal em armadilha.


O projeto possui um “disk-resgate” e permite que moradores denunciem a prática. Animais fora de seu habitat são encaminhados para clínicas veterinárias, onde são submetidos à exames, cirurgias e, caso se recuperem, devolvidos à natureza.


Confira mais sobre esse trabalho no episódio na íntegra:


"Programa Últimos Refúgios" é um patrocínio Reserva Ambiental Águia Branca, mantida pelo Grupo Águia Branca no município de Vargem Alta, Espírito Santo.

 

O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários e precisa de recursos para financiar as suas atividades. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar clicando na imagem abaixo ou no link: PARTICIPE.


"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"


Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.


null




bottom of page