Instituto Últimos Refúgios no Simbioma 2026
- Marcella Rosa
- há 10 minutos
- 3 min de leitura
Entre os dias 19 e 21 de agosto, Santa Teresa receberá a 14ª edição do Simbioma: Simpósio sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica, um dos encontros voltados à ciência e à conservação da biodiversidade no Espírito Santo. Em 2026, o evento tem como tema “Ecossistemas aquáticos da Mata Atlântica: da integridade dos rios à sustentabilidade dos territórios”.

O Instituto Últimos Refúgios participa mais uma vez do Simbioma, dando continuidade a uma parceria construída ao longo dos anos com o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão e o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA). A participação do Instituto acompanha a trajetória do evento desde suas primeiras edições, por meio de ações de comunicação, divulgação científica, educação ambiental e valorização da biodiversidade.
Ecossistemas aquáticos em destaque
A edição deste ano chama atenção para ambientes essenciais à Mata Atlântica, como rios, nascentes, córregos, áreas úmidas e manguezais. Esses ecossistemas estão diretamente ligados à manutenção da biodiversidade, à qualidade da água e ao equilíbrio dos territórios.
Mata Atlântica Mata Atlântica Mata Atlântica
Fotos: Leonardo Merçon
Discutir sua conservação significa também compreender a relação entre floresta, água, fauna, comunidades e cidades. A degradação desses ambientes pode afetar tanto a biodiversidade quanto a qualidade de vida das populações que dependem deles.
Um tema que também faz parte dos projetos do Instituto
A temática do Simbioma dialoga diretamente com diferentes projetos desenvolvidos pelo Últimos Refúgios no Espírito Santo.
Entre eles está “Entre Raízes e Marés: Manguezais Capixabas”, projeto dedicado à documentação e valorização dos manguezais do Estado, e o documentário “Águas do Itapemirim”, que aborda a importância dos rios e sua relação com os territórios e a biodiversidade.

Por meio da fotografia, do audiovisual, da educação ambiental e da divulgação científica, o Instituto busca aproximar a sociedade dos ambientes naturais e contribuir para que o conhecimento sobre a biodiversidade também seja uma ferramenta de conservação.
Instituto estará presente durante o evento
Durante os três dias de programação, o Instituto Últimos Refúgios estará presente com estande, materiais educativos e conteúdos sobre seus projetos, além de participar desse espaço de troca entre pesquisadores, estudantes, instituições e comunidade.
SIMBIOMA 2025 SIMBIOMA 2025 SIMBIOMA 2025 SIMBIOMA 2025
Fotos: Leonardo Merçon
A presença no Simbioma reforça o compromisso do Instituto com a divulgação da biodiversidade capixaba e com a construção de parcerias que aproximem ciência, comunicação e conservação.
📍 Santa Teresa – ES
📅 19 a 21 de agosto de 2026

O Projeto ENTRE RAIZES E MARÉS: MANGUEZAIS CAPIXABAS é uma realização do Instituto Últimos Refúgios e FUNDÁGUA, com parceria do Grupo Águia Branca, Prefeitura de Aracruz e SESC Aracruz.
PARTICIPE TAMBÉM: Tem interesse em ser parceiro deste projeto? Entre em contato. Acreditamos que a colaboração é a chave para a mudança!
Ficha técnica MANGUEZAIS
Coordenação Geral - Leonardo Merçon
Coordenação de Produção - Raphael Gaspar
Assistente de Coordenação - Henrique Mariano
Coordenação de Pesquisa (Biodiversidade, Social e Ameaças) - Iasmin Macedo
Consultoria em Gerenciamento Costeiro, Manguezal e Socioeconomia - Danielle Awabdi
Consultoria em Ecossistema Manguezal - Professora Mônica Tognella
Pesquisa de Biodiversidade - Thiago Silva-Soares
Pesquisa Social - Daniela Gerhard
Fotografia (Direção e Captação) - Leonardo Merçon
Assistente de Fotografia / Apoio Técnico - Felipe Facini
Ilustração - Jenifer Zamperlini
Logger e Organização do Banco de Imagens - Marcella Rosa
Editoração do Livro - Danielle Awabdi
Textos para o livro - Rafael de Rezende Coelho
Design Gráfico - Felipe Facini
Educação Ambiental - Caroline Reis
Administrativo e Financeiro - Thiago Negrelli
Contabilidade - Orbis Contabilidade
Apoio administrativo - Thiago dos Santos Nunes




















