"Instituto Últimos Refúgios Realiza Palestras Ambientais na Assembleia Legislativa do Espírito Santo"
No ano de 2024, o Instituto Últimos Refúgios está marcando presença na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES), por meio da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CIPE Rio Doce) e levantando diversos temas a respeito da área de conservação.
No mês de maio (7), a bióloga e diretora do Instituto, Caroline Reis falou para os alunos do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) sobre “O Fantástico Mundo dos Marsupiais Brasileiros e a sua grandiosa importância". Durante a palestra, que fez parte do Projeto Consciência Ambiental no Parlamento (CAP), ela apresentou marsupiais como os gambás e as cuícas, assim como suas características, importância das espécies para a natureza, impactos sobre a fauna e os métodos de conservação.
A bióloga foi até a ALES representando o Projeto Marsupiais, iniciativa na qual também atua junto ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), no resgate e reabilitação dessas espécies no Espírito Santo.
Já no dia 05 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, foi a vez do biólogo João Pedro Zanardo ir até a Assembleia para ministrar a palestra “Da Floresta à Restinga: a importância da preservação da Mata Atlântica” para os alunos da escola Cevip, de Cariacica. Ao lado da também ambientalista Renata Bomfim, do Instituto Reluz, Zanardo falou sobre a floresta de Restinga e a importância da preservação desse ecossistema.
João Pedro Zanardo durante palestra para alunos da escola Cevip / Fotos: ALES e Caroline Reis
João atua com seu projeto de Doutorado, no Parque Estadual Paulo César Vinha, onde encontram-se 1500 hectares de Restinga preservada, abordou temas sobre seu trabalho com a recuperação da Restinga, assim como o incêndio ocorrido no parque em 2022.
Cipe Rio Doce
A Comissão Parlamentar Interestadual de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (Cipe Rio Doce) é composta por deputados capixabas e mineiros. Seu principal objetivo é acompanhar a elaboração e execução de planos e projetos públicos e privados realizados em prol da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, avaliando também impactos ambientais, culturais, turísticos e socioeconômicos.
Projeto Marsupiais
O Projeto Marsupiais vem desenvolvendo e planejando o trabalho de resgate e reabilitação dos marsupiais que necessitem de cuidados. Este trabalho acontece inicialmente nas cidades da Grande Vitória, no Espírito Santo.
Com auxílio de parcerias, pretendemos realizar o resgate e deslocamento do animal até um centro de tratamento, para que o mesmo possa ser avaliado por especialistas, indicando assim o estado de saúde do animal e os cuidados necessários.
Para a reabilitação, são avaliadas as metodologias já utilizadas e adaptá-las, caso necessário, para que os marsupiais possam ser soltos na natureza com maiores chances de sobrevivência. Ainda nesse sentido, um dos objetivos do projeto é capacitar voluntários para realizar os cuidados e a reabilitação dos animais, além de criar um banco de contatos de pessoas capacitadas e regularizadas para realizar esse tipo de atividade.
Por ser uma organização sem fins lucrativos, o Instituto Últimos Refúgios depende de doações para dar continuidade aos projetos em desenvolvimento. Para o Projeto Marsupiais não é diferente. Saiba como contribuir com as atividades do projeto clicando aqui.
Comments