top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorVitor Pinheiro

Instituto Últimos Refúgios marca presença na sétima edição do Simpósio Brasileiro de Restinga


Equipes Vale e Vitória da Restinga reunidas no dia de encerramento do evento / FOTO Ari Alberto Costa


Entre os dias 20 e 22 de setembro, o Projeto Vitória da Restinga marcou presença como um dos expositores no Vll Simpósio Brasileiro de Restinga, que dessa vez ocorreu no Espírito Santo.

O evento, que é bienal, foi sediado no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - campus Vila Velha e trouxe apresentações de painéis com pesquisas relacionadas à restinga, palestras de especialistas, workshops, lançamentos de livros, além de atividades externas com os inscritos.



Equipes Vale e Vitória da Restinga reunidas no dia de encerramento do evento / FOTOS: Julia Bussolar, Julia Francischini, Laiz Pontes, Leonardo Merçon e Vitor Pinheiro



A novidade do Projeto Vitória da restinga foi o primeiro vislumbre ao público do livro “Vitória da Restinga: Vida no Litoral da Capital do Espírito Santo". O material foi exposto no estande do projeto, juntamente com informativos referentes à outras atividades desenvolvidas pela equipe e um expositor digital, que exibiu páginas da obra.




Primeiro vislumbre público do livro "Vitória da Restinga: Vida no Litoral da Capital do Espírito Santo " / FOTOS: Caroline Reis e Vitor Pinheiro



Pré-lançamento do Livro Na sexta-feira (22), o simpósio ainda foi palco do pré-lançamento do livro “Vitória da Restinga: Vida no Litoral da Capital do Espírito Santo". Na ocasião, Leonardo Merçon, produtor cultural e coordenador do projeto, que é uma realização do Instituto Últimos Refúgios, falou algumas palavras sobre o processo que deu origem à obra e ressaltou a importância da informação sobre o ecossistema de restinga, essencial nos ambientes costeiros e para a manutenção dos centros urbanos. Ao final da cerimônia, os presentes receberam um exemplar e tiveram a oportunidade de receber uma dedicatória exclusiva, assinada por Merçon.


Outras lançamentos do dia foram os livros “Plantas da Restinga” de Leandro Machado Rocha, Bettina Monika Ruppelt e Marcelo Guerra Santos e “Restinga no Espírito Santo” de Oberdan Pereira.


O Livro "Vitória da Restinga é uma realização do Instituto Últimos Refúgios, Projeto Vitória da Restinga e Projeto de Conservação da Baía das Tartarugas, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale; parceria: Prefeitura Municipal de Vitória.



FOTOS: Julia Francischini e Vitor Pinheiro




FOTOS: Julia Francischini e Vitor Pinheiro



Projeto Vitória da Restinga

O projeto é uma realização do Instituto Últimos Refúgios. Em parceria com a Vale e a Prefeitura de Vitória busca promover o diálogo com a comunidade por meio de ações de sensibilização ambiental, informando sobre a importância da Restinga, a biodiversidade local e o trabalho de revitalização na restinga da Orla de Camburi, em Vitória, capital do Espírito Santo.


O objetivo é gerar um efeito positivo para as comunidades locais e ressaltar a importância de conservar a biodiversidade desse ambiente tão impactado.






תגובות


bottom of page