top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorVitor Pinheiro

Imagens que mudam o mundo: dissertação está disponível online



O trabalho final de dissertação de mestrado “Imagens que Mudam o Mundo”, realizado pelo fotógrafo de natureza Leonardo Merçon, já está disponível online, no site da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (ESCAS). O estudo discute não só a capacidade de imagens em promover mudanças, mas também o contexto histórico da utilização das mesmas para a conservação, apresentando exemplos de iniciativas que, através de produções culturais, têm como foco a proteção da natureza. Além de analisar as motivações e desafios necessários para que tais objetivos sejam alcançados. 




Vale lembrar que em abril de 2023, foi lançado um formulário online, em que o fotógrafo pediu a contribuição do público para responder perguntas para compreender melhor a visão das sociedade sobre o impacto das imagens na conservação ambiental. 



Leonardo Merçon em uma de suas primeiras saídas fotográficas com câmera profissional em 2004, na Ilha das Caieiras, em Vitória-ES


“Quem muda o mundo são pessoas, porém as imagens podem ser utilizadas como grandes catalisadores de discussões importantes para a evolução da sociedade e sua relação com o meio ambiente”, evidenciou Leonardo Merçon, diretor e fundador do Instituto Últimos Refúgios.


Atividade de sensibilização ambiental durante a Feira do Verde em 2014, em Vitória-ES / FOTO: Leonardo Merçon


Você também pode assistir à defesa da dissertação na Integra por meio do link abaixo ou por nosso site:





Leonardo Merçon é capixaba e há quase 20 anos é fotógrafo de natureza / documentarista, focado na proteção da natureza. Formado como designer gráfico pela Universidade Federal do Espírito Santo, estudou fotografia voltada para publicações na Academia de Mídias e Artes, na Alemanha, com bolsa integral do DAAD e tornou-se mestre no mestrado profissional em Conservação da Biodiversidade no IPÊ/ESCAS. Fundador / Diretor voluntário do Instituto Últimos Refúgios (OSC ambientalista sem fins lucrativos). Tem dezenas de livros impressos e documentários em vídeo publicados. Realiza trabalhos ajudando a contar histórias através de imagens em mídias nacionais e internacionais, como a BBC de Londres e National Geographic Brasil, dentre outras. Em 2015 foi palestrante no TEDx TALK em Vitória-ES. Acredita e trabalha em atividades de sensibilização ambiental  e fomento do turismo relacionado à natureza, como forma de inspirar pessoas e promover mudanças.



Comentários


bottom of page