top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorVitor Pinheiro

Fotógrafo Leonardo Merçon lança formulário para entender o poder de imagens na conservação ambiental


“As imagens nos ajudam a entender a história, a cultura e os acontecimentos do passado e presente. Mas elas também nos ajudam a moldar o futuro?”. É assim que o fotógrafo de natureza Leonardo Merçon questiona e faz o embasamento de seu atual projeto final de mestrado, “Imagens têm o Poder de mudar o Mundo?” Neste novo trabalho, que faz parte de seu projeto final no curso de mestrado em Conservação da Biodiversidade e Sustentabilidade, Leonardo lançou um formulário e está pedindo a ajuda do público para preenchê-lo. As perguntas visam compreender melhor o impacto das imagens na conservação ambiental e para isso, conhecer a experiência do público é fundamental, seja descobrindo novos registros importantes ou histórias sensibilizadoras que envolvam a fotografia de natureza. Leonardo cursa o mestrado promovido pela ESCAS - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, uma iniciativa do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ).


“Com as informações levantadas poderei compreender melhor o contexto do impacto das imagens na conservação, com o objetivo de discutir, no projeto de mestrado, as questões que envolvem algumas das imagens/histórias apontadas neste formulário e convidar os autores para realizarmos uma exposição conjunta”, disse ele, que também é fundador do Instituto Últimos Refúgios.”





Leonardo Merçon é capixaba, fotógrafo de natureza / documentarista, focado na conservação da biodiversidade. Fundador e diretor do Instituto Últimos Refúgios, tem como meta trabalhar por uma relação mais equilibrada entre as pessoas e a natureza, envolvendo todos os pilares da sociedade: o poder público, a sociedade civil e as empresas privadas. Tem onze livros publicados e cinco documentários, além de realizações como programas de TV, trabalhos para a BBC Londres e National Geographic, dentre outras mídias. Foi palestrante TEDx TALK e apoia, através de suas expertises, muitas das OSCs e Projetos de Conservação no Espírito Santo e no Brasil. Realiza atividades de educação ambiental com crianças e fomenta o turismo relacionado à observação da natureza (aves, baleias, mergulho, borboletas, dentre outros).


bottom of page