top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorVitor Pinheiro

Em parceria com a comunidade, Projeto Vitória da Restinga instala placas na praia de Camburi


Posto que marcou o início das atividades no Atlântica Parque / FOTO: Leonardo Merçon



A praia de Camburi amanheceu com uma paisagem um pouco diferente após o último fim de semana. Em importante parceria com a comunidade, o Projeto Vitória da Restinga promoveu a instalação de placas conscientizadoras nos trechos de restinga que correspondem aos bairros de Jardim Camburi e Mata da Praia.


Produzidas pelos próprios moradores em ações passadas, as placas têm o objetivo de conscientizar a população a respeito da fauna e flora local e foram distribuídas estrategicamente para serem visualizadas tanto por quem está chegando à praia quanto para quem está vindo do mar. Ao todo foram fincados 46 informativos em uma extensão do Atlântica Parque (Jardim Camburi) até o quiosque 5 (Mata da Praia).





Ativo nas atividades da praia de Camburi, o agora presidente da Associação Comunitária de Jardim Camburi (Acjac), Bruno Malias, esteve presente na atividade e valorizou a iniciativa. "Na praia cabe o esporte, o lazer, a contemplação e para isso precisamos da preservação da restinga. É fundamental”, completou o ex-jogador da seleção brasileira de beach soccer, que também produziu sua placa, direcionada para as atividades esportivas no local.


Também estiveram presentes na articulação Edelza Villa Flor e Silvia Gomes de Morais, diretoras na Associação de Moradores de Mata da Praia (AMMP), além do Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Vitória, Tarcisio Föeger, que aproveitou a ocasião para falar sobre as ilhas de vegetação, método de plantio aplicado em alguns pontos da restinga de Camburi.


“Também é chamada de técnica de mosaico, em que escolhemos uma curta área para o plantio de espécies de variados tamanhos, que juntas se desenvolvem e formam uma pequena ilha que os animais adoram”, destacou o secretário, que classificou a técnica como inovadora e valorizou a parceria entre Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) e Projeto Vitória da Restinga.




Trabalho realizado em diversos pontos de Jardim Camburi e Mata da Praia/ FOTOS: Leonardo Merçon




Secretário de Meio Ambiente exemplificando uma ilha de vegetação/ FOTO: Vitor Pinheiro




Oficina de Placas

Em contato com a comunidade dos bairros de Jardim Camburi, Mata da Praia e Jardim da Penha (que cobrem a extensão da praia de Camburi), o Projeto Vitória da Restinga está trabalhando na confecção de placas para conscientizar sobre a importância da proteção da restinga, que é um ambiente frágil e essencial para a proteção das áreas costeiras, em especial no cenário urbano.



Confecção de Placas nos bairros de Mata da Praia e Jardim Camburi / FOTOS: Joarley Rodrigues



As placas produzidas foram instaladas nos trechos correspondentes aos seus respectivos bairros, todas em pontos estratégicos, para que os frequentadores possam refletir sobre a importância da restinga e da sua preservação. Vale lembrar que a etapa de Jardim da Penha está em fase de ajuste de datas. Após confeccionar todo o material e alinhar com a Prefeitura de Vitória, o Projeto Vitória da Restinga ficará responsável pela instalação das placas.


Espera-se que essa ação contribua para sensibilizar as pessoas e incentivar a adoção de práticas sustentáveis e responsáveis em relação ao meio ambiente.



FOTOS: Leonardo Merçon


Projeto Vitória da Restinga

O projeto é uma realização do Instituto Últimos Refúgios. Em parceria com a Vale e a Prefeitura de Vitória busca promover o diálogo com a comunidade por meio de ações de sensibilização ambiental, informando sobre a importância da restinga, a biodiversidade local e o trabalho de revitalização na restinga da Orla de Camburi, em Vitória, capital do Espírito Santo.


O objetivo é gerar um efeito positivo para as comunidades locais e ressaltar a importância de conservar a biodiversidade desse ambiente tão impactado pela ação humana.


O Instituto Últimos Refúgios faz um agradecimento especial para todo o público presente na ação, além de toda a equipe que tornou possível a realização das atividades.




Confira nossa galeria de fotos da ação abaixo:




























bottom of page