Alunos da EMEF Arthur da Costa e Silva descobrem a vida dos marsupiais através de histórias lúdicas
- Rafaela Barbosa

- 6 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de jun.
EMEF PROFª ARTHUR DA COSTA E SILVA - VITÓRIA
Alunos do 1º ao 5º ano da EMEF Professora Arthur da Costa e Silva, no bairro República, participaram, ao longo do mês de março, de uma imersão focada no conhecimento e valorização dos marsupiais capixabas. A iniciativa integra o projeto “Conhecendo os Marsupiais do Espírito Santo”, realizado pelo Projeto Marsupiais com o patrocínio fundamental do Sicoob, unindo informação científica e interação para despertar o respeito por espécies muitas vezes pouco compreendidas no cotidiano urbano.

Dando continuidade ao cronograma de 2026, a escola recebeu uma metodologia dividida em dois momentos estratégicos que uniram teoria e prática. Na primeira etapa, realizada nos dias 23 e 24 de março, os estudantes tiveram contato direto com a biologia e a importância ecológica dos marsupiais, explorando a diversidade de espécies presentes no estado e desconstruindo percepções equivocadas sobre esses animais.
Fotos: Marcella Rosa
O grande destaque da segunda etapa, ocorrida nos dias 30 e 31 de março, utilizou a literatura infantil para aprofundar a conexão emocional com o tema. Para os alunos do 1º ao 3º ano, a leitura de “O que a mamãe leva na bolsa?” revelou curiosidades sobre o cuidado com os filhotes, enquanto as turmas de 4º e 5º ano trabalharam com o livro “Marli”, que utiliza uma narrativa de mistério para refletir sobre preconceitos e a verdadeira natureza do gambá. Complementando a vivência lúdica, os estudantes participaram do jogo “Alimente o Gambá”, exercitando de forma prática o conhecimento sobre a dieta correta desses animais.
Fotos: Marcella Rosa
Com o suporte do Sicoob, o Projeto Marsupiais segue fortalecendo a educação ambiental no município de Vitória. Além das dinâmicas com os alunos, os professores receberam materiais de apoio exclusivos para garantir a continuidade do tema em sala de aula. Ao aproximar os estudantes da fauna local através do conhecimento e do jogo, o projeto incentiva atitudes de conservação que impactam não apenas a escola, mas toda a comunidade da República.
O Projeto Marsupiais é uma iniciativa do Instituto Últimos Refúgios que atua na conservação dos marsupiais brasileiros. Desde 2017 realizamos trabalhos de Pesquisa Científica e Sensibilização Ambiental, além do resgate e reabilitação de animais que necessitam de cuidados, em parceria com o CETAS-ES/IBAMA.
Por ser uma organização sem fins lucrativos, o Instituto Últimos Refúgios depende de doações para dar continuidade aos projetos em desenvolvimento. Para o Projeto Marsupiais não é diferente. Saiba como contribuir clicando aqui: https://www.ultimosrefugios.org.br/projeto-marsupiais
As ações desenvolvidas nas escolas contam atualmente com o apoio do Sicoob (Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil), que contribui para a viabilização das atividades de educação ambiental realizadas.
CONHEÇA O PROJETO MARSUPIAIS:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/projetomarsupiais/
Coordenação Geral: Iasmin Macedo Gois
Biólogos(as)/educadores(as) ambientais: Ingrid Cole e Rafaela Barbosa
Comunicação: Marcella Rosa e Rafaela Barbosa
Design gráfico: Rafaela Barbosa







































