top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorVitor Pinheiro

Clube de Observadores da Restinga leva jovens ao Parque Estadual Paulo César Vinha


Alunos recebendo orientações para começar a "Trilha da Restinga"/ FOTO: Leonardo Merçon



Em sua quinta e última expedição em 2022, o Clube de Observadores da Restinga (extensão do Projeto Vitória da Restinga) foi até o Parque Estadual Paulo César Vinha, para dessa vez apresentar uma área de restinga preservada. A atividade ocorreu no dia 18 de novembro, com os alunos da escola EMEF Álvaro de Castro Mattos.


A ocasião foi acompanhada pela presidente do Instituto Últimos Refúgios, Iasmin Macedo e pelo diretor e fundador, Leonardo Merçon, que fizeram um discurso de agradecimento e incentivo aos alunos presentes.




Alunos sendo instruídos durante caminhada/ FOTO: Leonardo Merçon



Após conhecerem todas as áreas do ecossistema de restinga no município de Vitória, no Paulo César Vinha, em Setiba, Guarapari, os estudantes puderam observar uma variação da fauna e flora já conhecida. Em trilha guiada pelo biólogo Rafael Coelho, foi possível observar um ecossistema de restinga preservado e desenvolvido, com todas as suas variantes, como um camaleão, avistado pelos alunos e uma área aberta de clúsia, gênero botânico pertencente à restinga.



Animais avistados durante a trilha/ FOTOS: Leonardo Merçon




Ao final da trilha os participantes foram guiados até a praia, onde houve um tempo para observação da vegetação e um comparativo entre folhagens mais altas e rasteiras.


Posteriormente, no dia 5 de dezembro, houve o encerramento do Clube de Observadores da Restinga, uma exposição fotográfica no auditório da escola EMEF Álvaro Castro Mattos em que os próprios alunos selecionaram os registros (feitos por eles mesmos) a serem exibidos. O encerramento contou com a mascote da restinga, a coruja Atena, que realizou a entrega dos certificados do clube para os que participaram até o fim das atividades.


Mascote Atena ao lado de alunas certificadas e mural de fotos/ FOTOS: Marina Mello





Clube de Observadores da Restinga

A equipe do projeto Vitória na restinga, iniciativa do Instituto Últimos Refúgios em parceria com a Vale e a PMV, busca promover educação ambiental para crianças e adolescentes com aulas teóricas (em sala de aula) e de campo, aproximando esses alunos do ecossistema de restinga.

O clube consiste em práticas de observação e registros de espécies de animais e plantas, além de sensibilização por meio da integração entre sociedade e natureza, fazendo com que a população também tenha participação no levantamento de material científico.



FOTOS: Caroline Reis e Leonardo Merçon








Um agradecimento especial às escolas que receberam nossa equipe e aos alunos, que participaram das atividades com tanto ânimo. Também gostaríamos de parabenizar a equipe do Projeto Vitória da Restinga, que trabalhou com empenho para sensibilizar os jovens: Iasmin Macedo, Caroline Reis, Marina Mello, Anna Flavia Sacchetto, Laiz Pontes, Elen Santana e Scarlet Nivea.







bottom of page