POST EM DESTAQUE

  • Ana Clara Mardegan

Livro “Últimos Refúgios: Da Pedra Azul ao Forno Grande” agora com audiodescrição

O novo livro da série Áreas Protegidas - Últimos Refúgios: Da Pedra Azul ao Forno Grande - agora também está disponível em audiodescrição. O produto contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura Federal oferece uma oportunidade para que pessoas com deficiência visual consigam apreciar o conteúdo da obra, que aposta em fotografias de natureza a partir de um viés lúdico, artístico e cultural.

A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que traduz imagens e conteúdos audiovisuais em textos ou narrativas que informam o leitor - neste caso, o ouvinte - sobre todos elementos presentes na obra. A descrição clara e objetiva transforma a linguagem visual em verbal, permitindo ouvir aquilo que não pode ser visto por algumas pessoas.


A Ancine exige o recurso de audiodescrição em todos os projetos culturais e audiovisuais desenvolvidos a partir de recursos públicos, como a Lei de Incentivo à Cultura. O decreto é uma forma de melhorar o acesso à cultura e à informação com obras mais inclusivas para todos os públicos.

 

A audiodescrição completa do livro “Últimos Refúgios: Da Pedra Azul ao Forno Grande” está disponível na página inicial do Instituto Últimos Refúgios. Confira clicando AQUI.


A obra retrata as paisagens e a incrível biodiversidade de animais e plantas entre os municípios de Domingos Martins, Vargem Alta e Castelo, na região Serrana do Espírito Santo. O Corredor Ecológico contempla o Parque Estadual da Pedra Azul (PEPAZ), o Parque Estadual do Forno Grande (PEFG), a Reserva Particular do Patrimônio Natural Águia Branca (RPPN Águia Branca) e outras propriedades privadas.

 

O livro "Últimos Refúgios: Da Pedra Azul ao Forno Grande" é um projeto da Lei de Incentivo à Cultura realizado pelo Instituto Últimos Refúgios, Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo, com patrocínio do Grupo Águia Branca, Medsênior e Diaço Distribuidora de Aço S/A; apoio do Instituto Estadual do Meio Ambiente (IEMA), Reserva Ambiental Águia Branca, Parque Estadual da Pedra Azul, Parque Estadual do Forno Grande, Ecoparque Pedra Azul Aventura, Instituto O Canal , MAKNA e Ripple Essentials.

29 visualizações