Ana Clara Mardegan - Instituto Últimos Refúgios
#14: A cigarra não canta até explodir - Últimos Refúgios na TV Ambiental
Instituto Últimos Refúgios e TV Ambiental apresentam mais um episódio do Programa Últimos Refúgios. A edição fala sobre insetos da ordem homoptera, as famosas ‘cigarras’, revelando informações e mitos sobre a espécie.
Leonardo Merçon recebe João Zanardo, coordenador de Educação Ambiental do Instituto Últimos Refúgios. O biólogo esclarece que, assim como os artrópodes, as cigarras possuem o crescimento limitado por um exoesqueleto, espécie de estrutura rígida e protetora. Quando atingem o tamanho limite da estrutura, trocam de “pele”, deixando para trás as cascas que encontramos em pátios e quintais.
As cigarras saem do ovo em forma de larva, desenvolvem-se dentro da terra e alimentam-se da seiva de raízes. Depois de crescidas, saem do ninho e voam pelos céus. Muito se discute sobre seu ciclo de vida, inclusive, que as cigarras morrem por causa de seu canto estridente. Será verdade? A resposta você confere no vídeo.
Confira o episódio na íntegra:
"Programa Últimos Refúgios" é um patrocínio Reserva Ambiental Águia Branca, mantida pelo Grupo Águia Branca no município de Vargem Alta, Espírito Santo.
O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários e precisa de recursos para financiar as suas atividades. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar clicando na imagem abaixo ou no link: PARTICIPE.
"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"
Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.
Comentarios