top of page

POST EM DESTAQUE

  • Ana Clara Mardegan - Últimos Refúgios

Projeto Caiman lança novo livro - "Marginais": Jacarés da Mata Atlântica

O Projeto Caiman, por meio da parceria entre Instituto Marcos Daniel e Instituto Últimos Refúgios, lançou neste mês o livro “Marginais”: Jacarés da Mata Atlântica, obra que reúne textos, infográficos e fotografias voltadas à desconstrução do preconceito popular em relação a espécie.


Com 208 páginas, o livro consolida-se como produto de difusão científica e sensibilização ambiental responsável por reiterar a importância biológica dos jacarés na natureza e promover a reflexão sobre o tratamento oferecido a estes animais.


Fotografias do livro


Os capítulos trazem informações sobre a Mata Atlântica - habitat dos jacarés -, além de conteúdo riquíssimo sobre a história evolutiva, características físicas da espécie e os inúmeros desafios que enfrentam na luta pela sobrevivência. Os módulos apoiam-se em diversas fotografias ilustrativas que imergem o leitor no mundo destes grandes répteis.



Como diferencial, o livro oferece uma experiência reflexiva. A primeira capa, em preto e branco, traz no título destaque para o adjetivo “Marginais” - representando a visão hostil da sociedade em relação à espécie. A segunda capa, colorida, apresenta um filhote carismático junto do título “Jacarés da Mata Atlântica” em letras garrafais. Depois da leitura, caso seja sensibilizado, o leitor pode escolher qual das capas representa sua concepção sobre os jacarés.


Produzida por diversos profissionais e colaboradores, a obra traz introdução co-escrita por Leonardo Merçon, presidente do Instituto Últimos Refúgios; Marcelo Santos, presidente do Instituto Marcos Daniel e Yhuri Nóbrega, coordenador do Projeto Caiman. Apresenta também prefácio de Pablo Sirosky, presidente Regional para América Latina e Caribe da União Internacional para Conservação da Natureza. As fotografias são de Leonardo Merçon e fotógrafos convidados.


Pablo Sirosky, Yhuri Nóbrega e Marcelo Santos (respectivamente)


O evento de lançamento foi realizado no Centro de Educação Ambiental da Arcelormittal Tubarão, patrocinadora do Projeto Caiman. A empresa abriga diversos jacarés nas áreas verdes ao entorno, principalmente na região denominada “santuário dos jacarés”, e em parceria com o projeto visa garantir a conservação destes indivíduos em seus habitats naturais.


A cerimônia foi prestigiada por membros e voluntários dos institutos Marcos Daniel e Últimos Refúgios, funcionários da ArcellorMittal e pessoas atreladas à área ambiental. Contou com a fala dos idealizadores do projeto Marcelo Santos e Yhuri Nóbrega e personalidades como João Bosco, gerente geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcellorMittal; Marcos Coutinho, coordenador de crocodilianos do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e Pablo Sirosky.


Os representantes falaram sobre a gratificação de integrar a equipe responsável pela realização deste importante projeto de valor social, cultural e ambiental que, acima de tudo, objetiva a permanência dos jacarés-de-papo-amarelo no território capixaba e a sensibilização sobre o importante papel que desempenham ao equilíbrio ecológico.


João Bosco, Pablo Sirosky e Marcos Coutinho, respectivamente

O evento também contou com exposição de fotografias do livro, coquetel para os convidados e momento para autógrafos com os autores, que concederam entrevistas à veículos de comunicação da Grande Vitória.


O Projeto Caiman é pioneiro na pesquisa, conservação e sensibilização ambiental das populações dos Jacarés-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) no Brasil. Reconhecido pelo primoroso trabalho realizado em prol da espécie, foi convidado pela ArcellorMittal à produzir um novo livro no próximo ano, deixando todos ansiosos para lançamento de mais um rico produto cultural.




Agradecimentos:

Fotografias - Leonardo Merçon, Rodrigo Giesta, Yhuri Barichvich, Luiz Effgen, Gustavo Pedro de Paula, Lindolfo Souto, Julio Cezar Gonzelez Filipino, Ilka Westermeyer, Gustavo Magnago, Jozélia Correia, William Alcântara, Beto Morais, Marcelo Calazans, Kátia Carvalho, Joarley Rodrigues, Luis Bassetti, Cristina Zampa e Sérgio Gomes da Silva Filho.


Textos - Pablo Sirosky, Leonardo Merçon, Yhuri Nóbrega, Marcelo Santos, Benjamin M. Baptista Filho, Rodrigo Giesta Figueiredo, André Felipe Barreto-Lima, Sérgio Lucena Mendes, Flávio Curbani, Thiago Simon Marques, Igor Joventino Roberto, Ana Carolina Srbek de Araújo, Rodrigo Barbosa Ferreira, Iago Silva Ornellas, Paulo Roberto de Jesus Filho, Thassiane Targino Silva, Paulo Quadros de Menezes, Daniel Santos Neves, Victor Santos Neves, Daniela Neris Nossa, Ygor Machado, Marcos Eduardo Coutinho, Thatiane Corona Borlini, Eduardo Lázaro de Faria Silva, Luis Antonio Bassetti e João Bosco Reis da Silva.

 

O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários e precisa de recursos para financiar as suas atividades. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar clicando na imagem abaixo ou no link: PARTICIPE.


"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"


Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.


null




bottom of page