top of page

POST EM DESTAQUE

  • Instituto Últimos Refúgios

Organizações da Sociedade Civil / ONGs, o poder da união das pessoas!

Em uma época que se intensifica a necessidade de ações imediatas de preservação de nossas florestas, o governo infelizmente escolhe o caminho oposto: não apresenta propostas focadas na conservação da biodiversidade, fomenta o descrédito aos dados de institutos nacionais respeitados mundialmente e faz acusações infundadas à instituições civis. O Instituto Últimos Refúgios repudia qualquer tentativa de “demonização” por parte do poder público em relação às Organizações Não Governamentais (ONGs)/ Organizações da Sociedade Civil (OSC).


Foto: Ação de ONG em Educação Ambiental


Uma ONG tem como uma de suas atividades suprir necessidades da sociedade que não são atendidas pelo governo, por algum motivo. Em sua maioria, essas organizações são formadas por pessoas comuns que têm o desejo de fazer algo positivo para a sociedade. Trabalham sem fins lucrativos em prol da população e do meio ambiente.


Foto: Ação de ONG em Sensibilização Ambiental


As declarações feitas pelos governantes ferem a dignidade de todas as ONGs que trabalham de forma árdua e honesta, com muito sacrifício, a favor do Brasil, independentemente de partidos políticos ou formas de governos.


“É uma declaração leviana, irresponsável, diversionista do presidente. Quem ele acha que está enganando? Os dez municípios com maior foco de incêndio este ano na Amazônia são os mesmos dez municípios que têm o maior número de desmatamentos. Só não vê quem não quer”, respondeu o diretor de Justiça Socioambiental da WWF Brasil, Raul Valle, sobre as acusações do presidente da República, Jair Bolsonaro, de que ONGs seriam responsáveis pelos incêndios na Amazônia. (Fonte: portal G1)


Foto: Ação de ONG em Sensibilização Ambiental sobre o atropelamento de fauna


Já o diretor-executivo da WWF-Brasil, Maurício Voivodic, destacou que “os trabalhos das ONGs na Amazônia não depende de recursos do governo. A responsabilidade do governo é cuidar do patrimônio público, das florestas, e não tentar criar uma divergência em torno das razões, dos dados, do financiamento. Isso acaba confundindo o debate cujo eixo central deveria ser como diminuímos o desmatamento da Amazônia.” (Fonte: O Globo)


Em nota, a WWF ainda ressalta que “os recursos que o governo suprimiu foram as doações internacionais ao Fundo Amazônia e eles subsidiavam ações de combate ao desmatamento e a incêndios, entre outras coisas. Portanto, o que o alegado corte em repasse de recursos causou foi a redução na capacidade do Estado de combater o desmatamento e os incêndios.”

Foto: Ação de ONG em Sensibilização Ambiental sobre a poluição do meio ambiente


Paulo Addario, estrategista sênior de florestas do Greenpeace, acusou o governo de tentar criminalizar as ONGs. "O Estado não tem capacidade de atuar em todos os lugares, e parte da sociedade civil assume a responsabilidade de fazer isso. Aí você criminalizar isso é um desejo deliberado de descrédito porque o presidente não acredita na organização social, ele acha que é uma coisa manipulada pela esquerda, pelos comunistas", disse o ambientalista, citado pelo jornal O Globo.

"No fundo, é criminalizar a cidadania. Só governos autoritários, que sonham com ditaduras, podem pensar em criminalizar os seus cidadãos", destacou, acrescentando que acreditar em conspirações de entidades internacionais contra o Brasil é "uma coisa paranóica que não é nova".


Foto: Ação de ONG em Educação Ambiental


Carlos Bocuhy, presidente do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam), qualificou de "absurdas" as declarações de Bolsonaro. "Essa afirmativa da Presidência da República é completamente irresponsável… não faz nenhum sentido dizer que ONG está colocando fogo em floresta. Pelo contrário, é um grande absurdo”, afirmou. (Fonte: portal G1).


Diante dos últimos acontecimentos, o Instituto Últimos Refúgios declara apoio irrestrito às instituições que estão atuando positivamente na preservação da Amazônia e de todas as florestas do Brasil. O sentimento que fica é a certeza de que não estamos sozinhos e que seguiremos fortes em nossas atividades a favor do meio ambiente!

Fontes citadas:

bottom of page