top of page

POST EM DESTAQUE

  • Últimos Refúgios

Como fazer do mundo um lugar melhor?

O Projeto Marsupiais foi destaque na 4ª edição do encontro ALUMNI, da WIS Educação, que aconteceu no último dia 20. Com o tema "Make a Better Place", o evento foi realizado no auditório da Rede Gazeta e contou também com a participação de outros projetos capixabas e de fora do Estado.


Ministrada pela coordenadora Iasmin Macedo, a palestra teve como um de seus pontos principais a criação do projeto, mostrando sua história e o porquê da importância da preservação dos gambás, uma das espécies de marsupiais brasileiros que mais sofrem com a falta de conhecimento da população.


O público presente também teve a oportunidade de conhecer sobre os trabalhos de difusão científica, de resgate, cuidados e reabilitação de animais debilitados realizado em apoio ao CETAS/IBAMA - Centro de Triagem de Animais Silvestres, Serra ES.


A coordenadora do projeto falou sobre as pesquisas realizadas em campo, com destaque para o trabalho em busca da cuíca-d’água no estado do Espírito Santo.


"O evento foi realizado para um público diversificado, pessoas de diversas áreas. Foi um desafio mostrar para todas essas pessoas a importância de animais pouco conhecidos. As reações do público, a partir do momento que passam a conhecer as espécies e sua importância, são muito positivas e fazem com que o projeto ganhe forças para continuar", explicou Iasmin.


Além disso, a palestra apresentou os parceiros do projeto, que auxiliam suas atividades e ajudam na continuidade de seus trabalhos. Voluntários do Projeto foram convidados a participar do evento e entender como suas ações, mesmo que pequenas, têm um retorno para a natureza e para a humanidade. Isso os deixa cada vez mais motivados a trabalhar com conservação ambiental.


Publico do Evento. Foto: Wis Educação.

Sobre a 4ª edição do ALUMNI


Como podemos fazer do mundo um lugar melhor? Além do Projeto Marsupiais, o evento contou com a participação de diversos outros projetos e iniciativas que trabalham em prol de um mundo melhor para se viver.


O tema está relacionado aos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável que a ONU (Organização das Nações Unidas) propôs para nações, instituições, organizações e sociedade como um todo desenvolver e transformar o mundo. As ações do Projeto Marsupiais estão ligadas ao objetivo de número 15, que trata a vida terrestre e tem como metas a conservação da biodiversidade e a permanência desta na natureza.



A proposta do ALUMNI é trazer sabedoria, fazendo com que as pessoas pensem e repensem suas atitudes diárias, trazendo temas que norteiam as vidas de pessoas dispostas a aprender mais, como nas edições anteriores: Habilidades do futuro; Propósito; e Futuro do Trabalho.


“A WIS Educação é uma escola de inovação para tempos de disruptividade, onde diversos mercados estão se reinventando e acompanhando esta mudança de era” (Wis Educação).


Depoimento Marina Mello (Voluntária do Projeto)

Para o Projeto Marsupiais, com certeza foi uma ótima oportunidade de divulgação e comunicação, o que para mim já o tornaria importante. Como voluntária do projeto quero muito vê-lo crescer e atingir o maior números de pessoas. Confesso que fiquei muito feliz pela oportunidade de participar. Fui sem grandes expectativas para o evento e de fato fui surpreendida com tantos projetos incríveis e com tantas pessoas inspiradoras. Sempre me senti muito sozinha com meus sonhos de mudar o mundo e no encontro ALUMNI eu vi que realmente é possível com pequenos trabalhos fazer alguma diferença!

Depoimento Sara Sarandy (Voluntária do Projeto)

Participar deste evento já foi muito gratificante para mim. Foi a certeza interna que um mundo melhor está sendo construído! Ver o Projeto Marsupiais em um evento tão importante como esse foi ainda mais gratificante e emocionante porque acredito que o projeto faz diferença na mudança do mundo, na vida na Terra (Objetivo nº 15 de Desenvolvimento Sustentável da ONU)! É mais um passo para que mais pessoas conheçam o projeto e os marsupiais, mas também reconheçam a importância de ambos e se sensibilizem!

Só posso agradecer pela oportunidade de participar do evento e prestigiar o Projeto Marsupiais. Além disso, conhecer tantos projetos inspiradores e que já estão fazendo a diferença para um mundo melhor é emocionante. Não estamos sozinhos!


Que o ALUMNI continue acontecendo e que mais projetos assim sejam criados e divulgados.


Fotos: Caroline Reis, Góis e Wis Educação.

Texto: Caroline Reis, Daniel Góis e Iasmin Macedo.

 

O Projeto Marsupiais é uma iniciativa do Instituto Últimos Refúgios, criado em 16 de maio de 2017. Sua ações visam a permanência das espécies de marsupiais nos ambientes naturais, assim eles poderão contribuir exercendo seu papel ecológico. As ações de conservação dos marsupiais realizadas pelo projeto envolvem principalmente a disseminação de informações e curiosidades sobres essas espécies e com isso é possível sensibilizar a população para a importância dos animais, como os gambás, que por vezes são muito discriminados.


O projeto também atua em apoio ao resgate, cuidados, reabilitação e soltura de marsupiais. Com isso, ajuda a manter as populações de gambás e cuícas em ambientes de preservação.


As pesquisas do projeto estão em seus anos iniciais, com o objetivo de preencher lacunas acerca do conhecimento sobre as espécies de marsupiais. Ainda há muito o que conhecer sobre a fauna presente nos biomas brasileiros e do mundo.


Email: projetomarsupiais@gmail.com


Ajude-nos a proteger nossos marsupiais! Siga o Projeto Marsupiais e compartilhe nossas publicações.


Artigo 29 da Lei nº 9.605 (Lei de Crimes Ambientais) de 12 de Fevereiro de 1998

É crime - Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida. Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.



"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"

 

O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários e precisa de recursos para financiar as suas atividades. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar clicando na imagem abaixo ou no link: PARTICIPE.


"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"

Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.

https://www.facebook.com/ultimosrefugios/
https://www.youtube.com/user/ultimosrefugios
https://www.instagram.com/ultimosrefugios/

bottom of page