top of page

POST EM DESTAQUE

  • Iasmin Macedo e Aline Soares Passos- Voluntárias

Projeto Marsupiais participa do primeiro resgate!

Em setembro deste ano, o Projeto Marsupiais foi procurado para seu primeiro resgate. Dois filhotes de gambá haviam sido encontrados no Morro do Moreno, em Vila Velha, Espírito Santo.


Filhote em tratamento no Cetas-IBAMA

Filhote em tratamento no Cetas-IBAMA. Foto: Joarley Rodrigues.

Gambás são animais de hábitos noturnos e se alimentam de ovos, frutos, vermes, insetos, lagartos, anfíbios e até mesmo filhotes de pássaros. Esses dois, porém, não precisavam apenas de alimentos, e sim de cuidados, já que eram muito novos e não conseguiam se alimentar e fazerem suas necessidades sozinhos e ainda um deles tinha um corte profundo no membro superior.


Depois de resgatados, os animais foram alimentados com um leite especial e gema de ovo, seguindo os padrões de alimentação natural deles. O corte foi tratado com uma pomada e foi preciso enrolar os dois em panos, colocar dentro de uma meia e aquecer com um abajur, já que os dois sentiam muito frio e a meia simula o ambiente da bolsa materna.


Filhotes resgatados
Filhote com ferimento
 

A polícia ambiental foi procurada pela equipe do Projeto Marsupiais para obter informações sobre como proceder com os dois gambás. Apesar do aspecto fofo e indefeso dessas criaturas nesse momento, eles são animais selvagens e é preciso autorização até mesmo para manipulá-los.


Neste caso, a autorização e orientação foi recolher os animais e procurar o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas-IBAMA), na Serra. No dia seguinte ao resgate, os gambás foram encaminhados para lá e estão passaram por um período de cuidados para que possam ser soltos com condições de sobreviverem sozinhos na natureza.


Filhotes no Cetas-IBAMA

Após os cuidados

Assim que os filhotes atingem um certo tamanho e a equipe do Cetas percebe que eles podem sobreviver na natureza sozinhos, eles são soltos. E foi o que ocorreu com os dois Gambazinhos. Eles se recuperaram, inclusive o corte que um deles apresentava cicatrizou. Agora eles estão livres, por conta deles mesmo e pela mãe natureza!






Ajude-nos a proteger nossos marsupiais! Curta a página e compartilhe nossas publicações.

Se achar um marsupial na região da grande Vitória/ES que precise de atenção entre em contato, se for de outras regiões e precisar de orientação estaremos disponíveis.


Telefone para contato: (27) 3022-1667 / (27) 99810-5848


Email: projetomarsupiais@gmail.com




* Texto da Bióloga, Iasmin Macedo, e da estudante de Jornalismo, Aline Soares Passos, voluntárias no Instituto Últimos Refúgios.

* Fotos de Iasmin Macedo e Joarley Rodrigues - Fotógrafo, Diretor executivo do Instituto Últimos Refúgios (Instagram - @jowroddphotography)

Acompanhe também o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.

O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar no link: PARTICIPE

"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"

355 visualizações
bottom of page