top of page

POST EM DESTAQUE

  • Aline Soares Passos - Voluntária do Instituto

Chega ao Fim a Temporada de Baleias Jubarte 2017

Nossos queridos gigantes do mar estão, oficialmente, indo embora. A temporada de baleias jubarte no Brasil acabou neste mês de novembro e, no Espírito Santo, não é mais possível ver as baleias com facilidade. Apenas algumas "atrasadas" ainda estão seguindo seu caminho para a Antártida.



O Instituto Baleia Jubarte, que tem sede em diversas cidades da Bahia, já registrou o encerramento da temporada também.


Os animais fazem esse trajeto todos os anos, fugindo das águas geladas da Antártida, onde encontram alimento, e vindo em direção ao Espírito Santo e Bahia, para alcançar águas quentes e se reproduzirem. Nós somos abençoados com a visita desses majestosos animais de junho a novembro.


A temporada de baleias jubarte no Brasil é um período precioso para que as campanhas ganhem destaque. No Espírito Santo, foram diversas expedições cientificas e turísticas para o alto mar, em busca de ver as baleias, sempre ressaltando a importância de proteger e preservar esses animais..


AAgora, esses gigantes do mar reiniciam a viagem de mais de dois meses para a Antártida, após o período de reprodução por aqui. Todo ano, o vai e vem das baleias resulta em mais pesquisas e informações sobre a vida desses animais.



* Texto de Aline Soares Passos - Voluntária do Instituto Últimos Refúgios.


* Fotos de Leornado Merçon, fotógrafo de natureza e conservação, voluntário do Instituto Últimos Refúgios (Instagram - @leonardomercon).


Para saber mais sobre o projeto AMIGOS DA JUBARTE, além de saber como ver as baleias capixabas, acesse: www.queroverbaleia.com ou www.amigosdajubarte.com.br


* O projeto Amigos da Jubarte é uma realização do Instituto O Canal, com co-realização do Instituto Últimos Refúgios e Instituto Ecomaris, com a parceria Instituto Baleia Jubarte (Projeto Baleia Jubarte), da Vale, Prefeitura de Vitória e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Além de prever ações de caráter educacionais, científicos e culturais, a iniciativa aposta num novo panorama turístico, pautado no desenvolvimento sustentável, fomentando a indústria limpa e servindo principalmente de vetor para a sensibilização ambiental.



Acompanhe também o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.


O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar no link: PARTICIPE


"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"

122 visualizações
bottom of page