POST EM DESTAQUE

As nossas contrapartidas sociais

Algumas pessoas, por falta de informação, estão criticando nossa instituição por divulgar imagens das agressões sofridas por nossa biodiversidade. Alegando que somente com posts, não mudaremos nada. Dizem que só reclamamos, e não apresentamos soluções. Que somos contra o progresso... Eles estão errados! É mais fácil para eles, criticarem na internet do que realmente fazerem alguma coisa... Além de realizarmos apresentações constantes em escolas, com o programa de sensibilização ambiental, o qual acreditamos ser o caminho mais efetivo para uma sociedade sustentável, também nos envolvemos em ações efetivas para evitar o desenvolvimento a qualquer custo, apresentando, oficialmente, soluções viáveis de fazer as coisas do modo correto. É importante frisar que não somos contra o desenvolvimento e o progresso. Porém, no mundo atual, é inviável, realizar grandes avanços se os mesmos não estiverem ligados a sustentabilidade e conservação ambiental. Vemos isso muito claramente com o desequilíbrio climático (enchentes e falta d´água cada vez mais constantes). Um dos exemplos recentes de nossa luta, está no documento gerado pelo último Workshop, sobre a duplicação da BR-101, que corta a Reserva Biológica de Sooretama: WORKSHOP IMPACTOS DA RODOVIA BR-101 NA RESERVA BIOLÓGICA DE SOORETAMA: ESTUDOS, ALTERNATIVAS E MITIGAÇÃO O documento gerado no workshop contém recomendações para a conservação da Reserva e para a realização do empreendimento da forma menos prejudicial possível para a biodiversidade local. Os participantes, nacionais e internacionais, do Workshop alertaram sobre os impactos ambientais dentro do cenário atual e da possível ampliação da rodovia BR-101 na paisagem do complexo florestal Linhares-Sooretama. Apontaram os conflitos históricos e atuais da situação com a legislação ambiental, evidenciaram os aspectos socioambientais do território e indicaram as melhores ações políticas e tecnológicas aplicadas no mundo para evitar, minimizar e mitigar os impactos desse tipo de empreendimento. Nos grupos de trabalho foram geradas recomendações para (I) estudo, avaliação e monitoramento, (II) alternativas alocacionais e (III) mitigações, todas no âmbito da ampliação da BR-101, no complexo florestal Linhares-Sooretama. O documento foi encaminado para a empresa envolvida no empreendimento, e para os órgãos competentes do governo, incluindo ICMBio, IBAMA, Ministério Público, dentre outros LINK PARA O DOCUMENTO NA INTEGRA:

https://docs.google.com/a/ultimosrefugios.com.br/file/d/0B_SSUgUmEGDJWi1STWdwMTV2Tmc/edit Se com isso tudo, se algumas pessoas ainda acharem que nada está errado, e que estamos atrapalhando o desenvolvimento da sociedade, só temos uma coisa a dizer: A ignorância é uma benção! Pois na realidade, é muito mais fácil e cômodo, acreditar que não há nada de errado, e que nossa sociedade é estável e inabalável! Gostaríamos muito que quem pensa assim estivesse certo. Mas não conseguimos mais, pois já passamos tempo demais "fora da bolha" das cidades, já vimos o que acontece no mundo real... e não está bonito!

Somos uma organização sem fins lucrativos. Por isso dependemos de doações para manter viva a luta em prol do meio ambiente. Sua colaboração mensal garante a continuidade e a independência do nosso trabalho.

Post_amigos_do_ultimos_refugios01.jpeg

Quer receber novidades? - Assine a newsletter

CALL US:

+55 (27) 3022-1667

Rua Humberto Balbi - 21 - Ed. Renê Descartes - sala 208 -

Jardim Camburi - Vitória, ES - Brazil

2006-2019 © Últimos Refúgios - All rights reserved

  • Facebook - Últimos Refúgios
  • YouTube - Últimos Refúgios
  • Instagram - Últimos Refúgios
  • Twitter - Últimos Refúgios