top of page

POST EM DESTAQUE

  • Juliana Mota

Expedição “Amigos da Jubarte”: Safári natural de Baleias

Nos dias 26 de agosto e 9 de setembro o Instituto Últimos Refúgios em colaboração com os Institutos O Canal, Ecomaris e o Instituto Baleia Jubarte (IBJ) se reuniram para realizar a Expedição “Amigos da Jubarte”. O safári natural de baleias, também conhecido como “Whale Wachting”, contou com uma equipe de ambientalistas e percorreu parte do litoral capixaba.


Durante a realização dessas duas expedições foi possível observar diversas baleias em diferentes padrões comportamentais, dentre eles, grupos competitivos no ritual de acasalamento, saltos adultos, foi possível observar até mesmo uma mamãe Jubarte ajudando o seu filhote recém nascido a flutuar pelas águas para respirar. A equipe pôde registrar alguns desses momentos mágicos de interação com as baleias.


Segundo dados do Instituto Baleia Jubarte (IBJ), o Espírito Santo e a Bahia são os estados escolhidos como destino final da migração reprodutiva das "gigantes do mar". O grupo de Jubartes que migra para cá, em busca de águas mais calmas e quentes para se acasalarem e terem seus filhotes, possui uma população hoje estimada em 17 mil indivíduos.


É importante lembrar que para realizar a observação de baleias as operadoras de turismo e os prestadores de serviço devem estar adequados às normas de segurança e à legislação de proteção aos cetáceos. Orientações como a não aproximação a menos 100 metros do indivíduo, ou a menos de 200 metros da baleia se estiver com filhote, e a não investigação por mais de 30 minutos da mesma Jubarte, são importantes regras para não estressar os animais. A atividade de "Whale Watching" é mais efetiva quando a tripulação da embarcação conta com técnicos capacitados, com experiência e conhecimento.


Conheça o “Amigos da Jubarte”


O projeto “Amigos da Jubarte” é uma colaboração entre um “Coletivo Ambiental” formado pelos Institutos Últimos Refúgios, O Canal, Ecomaris e Instituto Baleia Jubarte. O objetivo do projeto é elaborar um relatório anual de pesquisa em torno da concentração geográfica das baleias, alimentando de informações o futuro diagnóstico de viabilidade do Turismo de Observação Natural no Espírito Santo. Como produto das expedições está sendo criado um acervo de imagens, além disso, até o final de 2016 será lançado um “Webdoc” abordando o tema.


Além de proporcionar o desenvolvimento econômico e sustentável através do turismo limpo, o safári natural de baleias pode aproximar a sociedade desse bem natural existente no ambiente marinho capixaba, maximizando ações para a conservação da espécie juntamente com práticas de educação ambiental.


bottom of page