top of page

POST EM DESTAQUE

  • Marina Mello

Ação “Você Planta”, do Projeto Vitória da Restinga, realiza caminhada ecológica na praia de Camburi

As ações do Projeto Vitória da Restinga no CMEI Rubens José Vervloet Gomes chegaram ao fim com o “Você Planta'', que levou pais e alunos para uma caminhada ecológica na restinga de Camburi, em Vitória/ES, em parceria com a Guarda Municipal de Vitória.


Alunos participantes da ação. Foto: Caroline Reis


O Projeto tem buscado promover educação ambiental sobre a restinga com conteúdos teóricos, palestras e atividades lúdicas.


Plantio de mudas. Foto: Anna Flávia Sacchetto


Além da ação “Sementes da Restinga”, que promoveu o plantio de mudas nativas do ecossistema em sala de aula, desta vez as crianças puderam praticar em habitat natural. Foram cerca de 20 mudas nativas, entre elas espécies como o Coquinho-guriri (Allagostera grenaria) e a Pitanga (Eugenia uniflora), fornecidas pela SEMMAM especialmente para essa ação.


Plantio de mudas. Foto: Anna Flávia Sacchetto


O plantio foi realizado em forma de cerca viva, na qual plantas maiores protegem espécies menos resistentes nos arredores. A equipe da SEMMAM preparou o coveamento para o plantio das mudas, além de ajudar no preparo do solo com adubo orgânico, químico e hidrogel para maior retenção da umidade.


Plantio de mudas. Foto: Caroline Reis


Ao final do plantio, todos os alunos ganharam brindes, como chaveiros dos mascotes da “Turminha Vitória da Restinga” e garrafinhas de água.


Plantio de mudas. Fotos: Laiz Pontes (foto 1) e Anna Flávia Sacchetto (fotos 2,3 e 4)


Agradecemos a participação e a colaboração de todos nesta ação tão simbólica. Foi realmente emocionante ver a alegria dos alunos. A atividade com certeza ficará marcada para sempre na memória dos pequenos e no coração do Projeto Vitória da Restinga.


* A ação respeitou todos os protocolos de segurança sanitária contra a COVID-19. A equipe fez uso de máscaras, álcool em gel e permaneceu em áreas ventiladas.






bottom of page