top of page

POST EM DESTAQUE

Projeto Vitória da Restinga prestigia reta final do Praia Limpa 2022

O verão tem sido um verdadeiro sucesso nas praias capixabas. Para aproveitar o movimento, o Projeto Praia Limpa, da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vitória (Semmam), promoveu diversas ações ambientais para sensibilizar visitantes e turistas em prol da conservação do litoral durante todo o mês de janeiro, alertando sobre a problemática do lixo e sobre a importância da biodiversidade local.


Praia Limpa. Foto: Ana Clara Mardegan


O Projeto Vitória da Restinga, uma iniciativa do Instituto Últimos Refúgios em parceria com a Prefeitura de Vitória e a Vale, participou de ações na Ilha do Frade e Orla de Camburi, além do evento de encerramento na Prainha de Santo Antônio, em Vitória.


ATIVIDADES

No sábado (29), a concentração ocorreu no Atlântica Parque, em Jardim Camburi, com a presença de diversos voluntários e organizações parceiras engajadas em prol da conservação.


Criança participa da ação de limpeza. Foto: Caroline Reis


Marcaram presença: o Secretário de Meio Ambiente Tarcísio Föeger; Prefeitura de Vitória, Unimed, Capitania dos Portos e Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, Salvamar, Escola de Craques do Atlântica Ville, ACJAC, Representante da Cristal Garaffiti Xandão, Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA/Semus) Vigilância Sanitária (Semus), Secretaria Central de Serviços e Guarda Municipal de Vitória (Semsu).


A ação contou com mutirão de limpeza das praias, abordagens educativas, participação da coruja Atena, mascote do projeto, e atividades recreativas com os alunos da ‘Escola de Craques do Atlântica Ville’, que se divertiram com jogos de memória e de caça ao tesouro relacionados à restinga.


A tenda temática do projeto disponibilizou água e frutas para os visitantes, além de informar a população sobre os cuidados com o ecossistema marinho. Ao longo das ações, a iniciativa também recolheu tampinhas de plástico para a ONG “Pra Mia”, que converte o valor da reciclagem do material em castrações para cães e gatos resgatados.


ENCERRAMENTO

No domingo (30), foi celebrado o encerramento oficial do Praia Limpa 2022. A ação aconteceu na Prainha de Santo Antônio, uma região de mangue e com pequenas praias, bastante frequentada por moradores locais.


Além da coruja Atena, que divertiu a criançada ao som de músicas educativas, da presença do Secretário de Meio Ambiente e da equipe de teatro de bonecos do TioDiu, a ação contou com a confecção do tradicional mosaico de lixo com resíduos coletados durante a ação de limpeza. A figura da vez foi um sol, um dos principais símbolos do Projeto Praia Limpa e do verão.


Atena e crianças. Foto: Caroline Reis


O Projeto Vitória da Restinga agradece os parceiros e voluntários que prestigiaram os eventos do Praia Limpa 2022. Até o próximo verão!


* A ação respeitou todos os protocolos de segurança sanitária contra a COVID-19.




bottom of page