top of page

POST EM DESTAQUE

  • Marina Mello

Projeto Vitória da Restinga realiza busca ativa em Camburi/ES e faz mapeamento do comércio local

Nas últimas semanas de junho, a equipe do Projeto Vitória da Restinga se reuniu para fotografar a fauna e flora da restinga de Camburi. A ação buscou identificar espécies invasoras para analisar o estado ecológico da área, além de realizar o mapeamento do comércio local para aproximar empreendedores e usuários da orla das atividades do projeto.


A equipe se reuniu no Atlântica Parque pela manhã e se dividiu em duas equipes: a primeira ficou responsável por mapear os empreendedores que trabalham no calçadão e a segunda prosseguiu pela faixa de areia, respeitando o cercamento da restinga, para ter outra perspectiva da área.


Equipe Vitória da Restinga. Foto: Leonardo Merçon


A atividade seguiu todos os protocolos de segurança da Covid-19, como uso de máscaras, distanciamento e a utilização de álcool em gel para higienizar as mãos e os equipamentos. A equipe defende o cumprimento das regras sanitárias em respeito à própria segurança e a da população. Ademais, o evento ficou limitado apenas à equipe para não gerar aglomeração.


O grupo que seguiu pela faixa de areia empregou a metodologia de busca ativa para identificação da fauna e flora. A atividade foi muito importante para entender melhor a biodiversidade local, a disposição e a variedade florística, além de ter sido uma ótima oportunidade para observar e registrar o comportamento de algumas espécies da fauna.


Equipe "faixa de areia". Fotos: Leonardo Merçon


Foi possível coletar dados importantes para aplicá-los na metodologia de trabalho, a exemplo da identificação de um ninho ativo de Coruja-buraqueira (Athene cunicularia) e a localização de várias espécies de flora nativa de restinga. Alguns exemplos de flora nativa registradas foram: Pau-de-estalo ou Uvinha-da-praia (Coccoloba alnifolia), Guaraná-da-praia (Guapira pernambucensis) bem desenvolvida e com fruto, Coquinho-guriri (Allagostera grenaria), Ipomeia-roxa (Ipomeia pescaprae), Ipomeia-branca (Ipomeia imperati), Feijão-da-praia (Canavalia rosea) e a Aroeira (Shinus terebenthfolius), que no geral estão muito bem desenvolvidas entre as outras espécies.


Flora da restinga de Camburi. Fotos: Laiz Pontes


A equipe que seguiu pelo calçadão também conseguiu coletar dados relevantes para entender a dinâmica do comércio e da sociedade que frequenta a orla. Alguns empreendedores foram abordados para uma apresentação inicial sobre os objetivos do projeto. O retorno foi positivo, e as pessoas demonstraram reconhecer a importância do Projeto Vitória da Restinga.


Abordagem com comerciantes. Foto: Leonardo Merçon


O resultado foi muito satisfatório para entender o êxito da atividade e a importância de realizar o monitoramento da área. Alguns membros da equipe fizeram relatos sobre a experiência:


Depoimento Marina Mello – Equipe faixa de areia

A restinga de Vitória é realmente incrível. Mesmo tendo muita familiaridade com a área de interesse, cada campo é diferente e sempre aprendo e observo coisas novas.
O monitoramento é super importante para conhecer ainda mais a diversidade florística e a disposição das espécies vegetais. Também foi possível observar muitas espécies da fauna e até mesmo comportamento de alguns indivíduos.
Realizar o monitoramento da área de interesse é imprescindível para que a equipe do projeto Vitória da Restinga possa realizar o trabalho de educação ambiental e promover a divulgação científica da melhor maneira possível.

Depoimento Laiz Pontes - Equipe calçadão.

Apesar da pandemia, esse primeiro contato com a população e com os usuários da Orla de Camburi foi muito bacana e importante. A nossa equipe tomou as medidas de proteção necessárias durante todo o mapeamento.
Os trabalhadores nos comércios da orla e professores de atividades esportivas foram muito receptivos e demonstraram apoio à nossa causa. Boa parte das pessoas que conversamos ficaram felizes e dispostas a ajudar de alguma forma no andamento do projeto em prol da preservação da restinga!
 

É importante que haja um monitoramento constante da restinga de Vitória/ES e uma comunicação direta com a população.


Nos acompanhe em nossa página no Instagram e Facebook: @vitoriadarestinga


Fotos: Leonardo Merçon (@leonardomercon), Raphael Gaspar e Laiz Pontes

Texto: Marina Mello (@marinaallemanddmião)


O projeto Vitória da Restinga é uma realização do Instituto Últimos Refúgios em parceria com a Vale.


bottom of page