top of page
  • Facebook - Últimos Refúgios
  • YouTube - Últimos Refúgios
  • Instagram - Últimos Refúgios
  • Twitter - Últimos Refúgios

POST EM DESTAQUE

Dia Mundial da Limpeza 2025: instituto Últimos Refúgios participa com cinco ações na capital do ES

  • Foto do escritor: Vitor Pinheiro
    Vitor Pinheiro
  • 25 de set.
  • 3 min de leitura
Limpeza realizada na Praia de Camburi no Dia Mundial da Limpeza
Limpeza realizada na Praia de Camburi no Dia Mundial da Limpeza | FOTO: Felipe Facini

No último sábado (20), o Instituto Últimos Refúgios carimbou mais uma participação no Dia Mundial da Limpeza (Cleanup Day), dessa vez em dose tripla, com ações nas Ilhas do Boi e do Frade e no Parque Costeiro


As mobilizações foram distintas e ocorreram pela manhã nas três localidades. Em parceria com a associação de moradores da Ilha do Frade (Samifra), realizadora do evento, o instituto marcou presença no bairro com os Projetos Baía das Tartarugas, Ecofrade, Vitória da Restinga e Marsupiais. Além da tradicional limpeza de praia, o momento contou com estandes de sensibilização ambiental, científicos e expositivos, apresentação teatral e a instalação de placas direcionadas aos banhistas da região. A intenção é incentivar a conservação da natureza (principalmente de costas) por meio de mensagens escritas e que chamem a atenção dos frequentadores. Vale lembrar que este material foi produzido ao longo do mês de agosto, pelos próprios moradores e grupos esportivos que atuam na Ilha do Frade. 


Mobilização e limpeza de praia realizada na Ilha do Frade | FOTOS: Vitor Pinheiro


O evento reuniu diversos colaboradores voluntários de setores de segurança, educacionais, ambientais, científicos e outros, todos agindo em prol da conservação da natureza; confira a lista de parceiros: Mova Natação, Maui Va’a, Projeto Tamar, Marca Ambiental, Polícia Ambiental do Espírito Santo, Programa Caiman, Amariv, Corpo de Bombeiros do Estado do Espírito Santo, JC Stand Up, Labemar, Polícia Militar do Espírito Santo, Grupo Correia, Léo Pereira Personal Trainer, Centro Educacional Leonardo da Vinci, ArcelorMittal, 027 TÊ, Projeto Pegada, Vale, Praia Limpa, Vitória Cidade Limpa, Central de Serviços e Prefeitura Municipal de Vitória. 


Instalação de placas na Ilha do Frade | FOTOS: Vitor Pinheiro


Já o Parque Costeiro levou sua limpeza para as areias de Camburi, onde reuniu um time de conservação ambiental com: Instituto Últimos Refúgios, Ipram, Projeto Baleia Jubarte, Papo de Tartaruga, Lixo Mar, Projeto Chelonia Mydas, Margues de Pedra e Cultura Oceânica. 


O Instituto esteve presente com um estande de sensibilização ambiental que representava os elementos da Restinga, assim como apresentou o espetáculo curto “Ringue Restinga”, representada pelos atores Arthur Moschen, Letícia Sansi e Lucas Freitas. O objetivo é fazer uma crítica ao descarte incorreto de resíduos em ambientes praianos e incentivar o público a refletir com indagações sobre o tema. 


Ação realizada no Parque Costeiro / Praia de Camburi | FOTOS: Felipe Facini


As atividades na Ilha do Boi também seguiram um roteiro parecido, com limpeza de praia, um estande de sensibilização postado na Praia Grande (praia da esquerda) e instalação de placas sensibilizadoras. Os informativos foram produzidos no mês passado pelas crianças da turma de catequese da AMPIB (Associação de Moradores e Proprietários da Ilha do Boi). Vale ressaltar que uma segunda leva de placas ainda será produzida e instalada na região. Em breve mais informações serão divulgadas. 


Limpeza de Praia realizada na Ilha do Boi | FOTOS: Jenifer Zamperlini


Placas instaladas na Ilha do Boi no Dia Mundial da Limpeza 2025 | FOTOS: Jenifer Zamperlini


Demais ações

Ainda durante a semana do Dia Mundial da Limpeza, o Instituto integrou duas ações da Prefeitura Municipal de Vitória em prol da data, ambas direcionadas para alunos da Rede Municipal de Ensino. A primeira no Atlântica Parque, Praia de Camburi, no dia 15 de setembro, em que cerca de 100 alunos foram reunidos para realizar uma limpeza de praia no local e conhecer o estande do Projeto Vitória da Restinga. As atividades foram conduzidas por professores e pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Vitória. 


Ações de sensibilização realizadas pela PMV |FOTOS: Vitor Pinheiro


Já no dia 19, a mobilização foi na Praça do Papa com ampla programação ambiental e cultural para cerca de 800 crianças do ensino fundamental. Além de projetos de conservação, o momento contou com grupos de teatro, coral e uma mobilização especial da Central de Serviços. Ao fim da ação, todos os resíduos recolhidos ao longo da semana foram reunidos e formaram um mosaico que representou a biodiversidade marinha com uma baleia e uma tartaruga no oceano.


Dia Mundial da Limpeza

O Dia Mundial da Limpeza (World Clean Up Day) é uma ação cívica mundial com o objetivo de mapear resíduos descartados irregularmente e envolver 5% da população mundial para limpar o mundo em 24h. 


O Instituto Limpa Brasil é o líder nacional do movimento no Brasil com a co-liderança da Teoria Verde, se unindo a mais de 190 países desde 2018 com uma rede de líderes estaduais e locais por todo o Brasil. Atualmente, segundo dados do próprio Instituto Limpa Brasil, o movimento já conta com 1200 cidades oficialmente cadastradas no Brasil.



A partir de 2024, o Dia Mundial da Limpeza (World Clean Up Day) agora está integrado ao calendário da ONU, sempre no dia 20 de setembro. Fato que permite melhor organização da campanha e mais credibilidade com o apoio da Organização das Nações Unidas.


1 comentário


Katrin Gregon
Katrin Gregon
27 de out.

Siempre me ha gustado probar algo nuevo, y mis pasiones reflejan esto. Me encantan los deportes, los viajes y por supuesto los juegos en línea. Estoy particularmente interesado en el juego, donde puedes probar tu suerte y estrategia. Recientemente descubierto por ti mismo Pin-Up Casino GT juegos de azar, donde todo el mundo encontrará el juego a su gusto. No es solo una forma de divertirse, sino también una oportunidad para sumergirse en la atmósfera de emoción y placer

Curtir

Somos uma organização sem fins lucrativos. Por isso dependemos de doações para manter viva a luta em prol do meio ambiente. Sua colaboração mensal garante a continuidade e a independência do nosso trabalho.

Arte chamativa para ser um "Amigo do Últimos Refúgios", campanha de doação para levantamento de recursos na instituição.

Quer receber novidades? - Assine a newsletter

Obrigado por enviar!

CALL US:

+55 (27) 3500-0937

Rua Amarilio Lunz - 16 

Bairro República - Vitória, ES - Brazil

2006-2025 © Instituto Últimos Refúgios - All rights reserved

bottom of page