Últimos Refúgios e Thames21 apresentam vídeo sobre a história do rio "Brent", em Londres
A ONG Thames21, em parceria com o Instituto Últimos Refúgios, apresenta um vídeo super especial sobre a história do rio Brent, um dos principais afluentes da bacia hidrográfica do Tâmisa, na Inglaterra. Assim como a maioria dos rios urbanos, o ‘Brent’ sofre com a poluição, com a escassez de habitats naturais e a prevalência de espécies invasoras, prejudiciais à vida selvagem e a todo o ecossistema fluvial.
A iniciativa foi motivada pelas medidas de isolamento social em Londres, que impediram a realização do evento de lançamento do projeto “Urban River Regeneration: Brent Rivers and Communities”, focado exclusivamente na recuperação do rio Brent. Coordenada pela cientista ambiental Carolina Pinto, a ação une esforços para recuperar o rio com ações de limpeza e de sensibilização ambiental para a população.
Espécies nos arredores do rio Brent, em Londres.
Carolina é voluntária de longa data do Instituto Últimos Refúgios. Entre 2015 e 2016, atuou com a instituição no projeto “Renaturalize”, trabalho desenvolvido a partir de sua tese de mestrado que explorou o uso de troncos de madeira para conter a vazão do rio Mangaraí, no Espírito Santo. Atualmente, o projeto colabora para recuperação do Rio Doce após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana/MG.
A experiência da cientista com recuperação de rios e restauração de cursos d’água permitiu a implementação de uma técnica similar nos rios londrinos, com foco na restauração do equilíbrio ecológico e da biodiversidade aquática. "Espero que muitas outras parcerias ainda estejam por vir, já que cultivamos uma grande conexão entre o Brasil e a Inglaterra na área da conservação”, comenta Carolina.
“RESTORING THE RIVER BRENT”
O vídeo apresenta a “voz do rio Brent”, escolhida pelo público em uma enquete nas redes sociais, e narra sua trajetória ao longo dos séculos, desde a era próspera, quando abrigava muitas espécies de plantas, animais e oferecia recursos às comunidades locais, até os dias atuais, depois dos impactos da Revolução Industrial e da constante poluição urbana. Confira:
Toda a produção foi realizada remotamente. O projeto solicitou que voluntários e apoiadores enviassem vídeos curtos falando sobre o que desejavam para o futuro do rio nos próximos anos. A maior parte das imagens foi enviada ou cedida por parceiros, e o material enviado à equipe do Instituto Últimos Refúgios no Brasil pela internet.
O trabalho tem direção de Leonardo Merçon, produção de Raphael Gaspar e Carolina Pinto, edição e animação de Eduardo Helmer, ilustrações de Luiza Tanaka, e roteiro produzido pela equipe da Thames21 e pela contadora de histórias Sara Deco.
THAMES 21
A “Thames21” é uma organização internacional sem fins lucrativos que trabalha em prol da conservação e recuperação dos cursos de água de Londres. A iniciativa mobiliza comunidades locais e milhares de voluntários todos os anos para limpeza das vias que cortam a capital, melhorando a qualidade de vida de espécies aquáticas e das pessoas ao entorno.
Siga a Thames21 no Youtube, Facebook, Instagram e pelo Site Oficial.
Comments