POST EM DESTAQUE

  • Ana Clara Mardegan

Instituto Últimos Refúgios participa do documentário “The Green Planet”, da BBC

A nova série do renomado documentarista de natureza David Attenborough finalmente ganhou vida nas telas da BBC. Desta vez, o foco do diretor foram as plantas: “The Green Planet” retrata a simbiose entre a vegetação, a floresta e todos os seres vivos que a cercam, revelando as belezas e peculiaridades do mundo natural de modo que você nunca viu.



O Instituto Últimos Refúgios teve a honra de fazer parte desta produção por meio do fotógrafo e cinegrafista de natureza Leonardo Merçon e de outros membros da equipe, como Joarley Rodrigues, Raphael Gaspar e Lorenzo Savergnini, que acompanharam as gravações no Instituto Terra, em Minas Gerais. O fotógrafo foi convidado diretamente pela BBC, atuando como cinegrafista e auxiliando na captação das imagens na armadilha fotográfica de alta resolução.



São cinco episódios para contemplar a natureza ao redor do mundo, seja em regiões tropicais, desérticas ou até submersas. Você pode embarcar nesta viagem pelo BBC IPlayer, streaming da BBC.


LINK: The Green Planet | BBC Earth



ASSISTA OS TRAILERS:




EPISÓDIO

As imagens captadas pela equipe aparecem no quinto episódio da série, “Human Worlds”, que retrata o trabalho de ativistas ambientais pela conservação de espécies ameaçadas de extinção.


Sinopse: "Duas em cada cinco plantas selvagens podem deixar de existir na natureza. Hoje, as pessoas estão encontrando maneiras notáveis ​​de ajudá-las e tornar nosso mundo um pouco mais verde e selvagem”.


INSTITUTO TERRA

O Instituto Terra é uma organização civil sem fins lucrativos fundada em 1998 pelo fotógrafo Sebastião Salgado e sua esposa, Lélia Salgado. Nos últimos 20 anos, realizou o plantio de cerca de 3 milhões de árvores na região entre Minas Gerais e Espírito Santo com o objetivo de estimular o desenvolvimento sustentável por meio da recuperação e da conservação das florestas, da proteção das nascentes de água, da educação ambiental e do uso correto dos recursos naturais.


Desde então, o Instituto cumpre um papel fundamental na recuperação da primeira área degradada do Brasil a receber o título de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Tal importância criou oportunidades para que a região fosse retratada em obras como "The Green Planet": uma forma de acompanhar o retorno gradual da biodiversidade após um intenso trabalho de restauração ambiental.


Conheça o Instituto Terra clicando AQUI.


RELATOS

Durante as gravações, a equipe avistou onças, lobos-guará, jaguatiricas, iraras, quatis e diversas espécies nativas da Mata Atlântica. Foram mais de 12 meses de gravação, em expedições mensais, imersas na floresta.


Para o fotógrafo Leonardo Merçon, a experiência foi ao mesmo tempo engrandecedora e desafiadora:


Foi um verdadeiro desafio retratar as belezas que cercam o Instituto Terra. O Instituto ainda está em fase recuperação, e os animais estão voltando aos poucos para redescobrir seu habitat. A série da BBC trata exatamente disso. Da volta das plantas e, consequentemente, dos animais. Tivemos que seguir os ritmos da natureza, mas estou orgulhoso dos resultados que alcançamos durante o processo.”

Agradecimentos à toda a equipe do Instituto Terra, Sebastião e Lélia Salgado, Paulo Krajewski, Elisabeth Oakham (Lis), Kieran O'Donovan e a equipe fera da B

77 visualizações