top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorVitor Pinheiro

Tour Amigos da Jubarte: Vídeo documental marca o encerramento do projeto em 2022


Este vídeo é uma ação de sensibilização ambiental do Instituto Últimos Refúgios, em parceria com o Projeto Amigos da Jubarte e com a Prefeitura da Serra por meio da Secretaria do Meio Ambiente, com a parceria da Secretaria de Educação do município e financiado pelo Fundo Municipal de Conservação Ambiental da Serra. Nesse contexto, foi realizado o projeto “Tour Amigos da Jubarte”, iniciativa que uniu educação ambiental, difusão científica e inclusão social em 2022.


Em mais uma realização do Instituto Últimos Refúgios, foi produzindo o material documental que marca o encerramento do “Tour Amigos da Jubarte”, iniciativa do Instituto com o apoio do Projeto Amigos da Jubarte e da prefeitura da Serra. Para apresentar as atividades realizadas no projeto, foi produzido o material documental em vídeo, que marca o encerramento do “Tour Amigos da Jubarte”. O objetivo das atividades foi aproveitar o turismo de observação de baleias, que ocorre na capital, como objeto de inclusão social para famílias do município da Serra.


No vídeo são descritas todas as atividades realizadas ao longo de 2022, que passaram pela formação de educadores da Rede Municipal de Ensino da Serra, imersão em conteúdos de educação ambiental nas escolas da cidade e por fim, excursões em alto-mar para estudar de perto as baleias-jubarte e o ecossistema marinho.


Ao todo 851 alunos e 103 educadores do ensino fundamental foram comtemplados pelo projeto, que passou pelas escolas EMEF Aureníria Correa Pimentel, EMEF Serrana e EMEF Sonia Regina Gomes Rezende. Entre alunos e pais, membros da escola, do projeto e órgãos apoiadores, 89 pessoas foram a bordo nas expedições em alto-mar.


Participantes no início da expedição/ FOTO: Anna Flavia Sacchetto




A professora de ciências Cristina Zampa, ressaltou a relevância da iniciativa com os professores, o que contribui para a educação ambiental dentro das escolas. "É muito importante falar sobre as baleias, ensinando que elas passam pelos nossos mares, pertinho da gente. Coisa que nossos alunos nem imaginam que acontecem", concluiu a educadora que trabalha na escola EMEF Serrana.


O Instituto últimos Refúgios, junto ao Projeto Amigos da Jubarte, expressa a imensa felicidade que foi fazer parte desta iniciativa e espera ter de fato contribuído no crescimento pessoal dos alunos e professores participantes do projeto.



FOTO 1: Orias Alves/ FOTO 2: Anna Flavia Sacchetto/ FOTO 3: Joarley Rodrigues





Comments


bottom of page